Quando marido e mulher são cristãos e servem ativamente à igreja, eles podem achar mais difícil manter o vínculo. A razão para isso é que há mais expectativas de um casamento cristão porque as pessoas tendem a considerá-lo perfeito, completo e quase sem pecado. Em outras palavras, um casal em um casamento cristão está mais sujeito ao olhar escrutinador dos outros e que uma pequena falha ou pecado cometido por qualquer um deles será ampliado, já que as pessoas consideram seu relacionamento ideal, no qual nada poderia dar errado.
Seres humanos comuns
No entanto, como outros casamentos, o casamento cristão é vulnerável a desmoronar. O marido e a esposa não são diferentes dos seres humanos comuns. Eles também são pecadores como qualquer pessoa e correm o risco de cometer erros.
Para salvar um casamento cristão, as seguintes abordagens são sugeridas:
Nunca deixem de ir à igreja juntos. Cumprir uma obrigação religiosa ao mesmo tempo solidifica ainda mais seu relacionamento e fortalece seu vínculo espiritual. Ouvir o sermão e as leituras dos versículos com seu cônjuge ao seu lado fortalece sua consciência com uma "voz interior" dizendo: eis que seu marido / esposa.
Estabeleçam um momento de oração silenciosa como casal. Embora você participe regularmente de reuniões de oração e seja membro de grupos de oração, faça questão de designar um horário específico a cada dia como tempo de oração apenas para vocês dois.
Lembre-se constantemente
Lembre-se constantemente do decreto de Deus. Esteja sempre atento ao mandamento de não cometer adultério e de não cobiçar a mulher do próximo.
Fique longe de tentações ou situações que podem levar à infidelidade. Por exemplo, o marido deve evitar ficar sozinho com uma colega de trabalho após o horário de expediente. A esposa deve fazer a mesma coisa. Ou recuse educadamente convites de amigos para ir a casas noturnas sem seu cônjuge com você. Tenha cautela o tempo todo ao lidar com o sexo oposto para evitar incidentes que possam levá-lo a pecar.
Permaneçam no amor e na luxúria um pelo outro. Ser um casal cristão não significa restringir seu relacionamento sensual. Casamento significa união de seus corpos, corações, mentes e espíritos. Não há nada de errado em ser romântico ou sensual um para o outro nos confins de seu quarto.
Se você tiver problemas, traga-os imediatamente. Não espere que seu pastor ou líder de grupo de oração medite, porque a essa altura pode já ser tarde demais. Mas antes de se confrontarem, orem silenciosamente por orientação de Deus e peça-Lhe que toque os dois corações para que vocês sejam o mais aberto, calmo e honesto possível ao falar sobre suas diferenças.
Se sua igreja oferece palestras e outras atividades para casais, participe. Isso o iluminará e também permitirá que vocês façam coisas juntos como marido e mulher.
Ofereça seu casamento a Deus. Apenas permita que Ele esteja em seu meio a cada momento de sua vida juntos.
Em um casamento cristão, Deus é o centro do relacionamento. Portanto, se o marido e a esposa fizerem de Deus o ponto focal de seu casamento, seus laços permanecerão firmes, estáveis e durarão por toda a vida.