Hoje em dia, o divórcio é a abordagem usual para um casamento moribundo. Na verdade, o divórcio está em alta. Mas vários divórcios só poderiam ter sido evitados se os casais tentassem, mutuamente, deliberadamente e decididamente, salvar o casamento. Salvar um casamento não é fácil. A verdade é que ele requer uma mudança de pensamentos, perspectivas, ações e hábitos para erradicar eficazmente os problemas e suavizar as questões. Como salvar um casamento depende das necessidades e da situação específicas de um casal, mas aqui está uma orientação geral que pode ser útil.
Determine a raiz. Deve haver uma razão por trás do colapso do casamento. Tente descobrir. Começou com uma luta simples e mesquinha que acabou crescendo? Ou foi por causa de uma série de eventos? Começou antes mesmo do casamento começar? Ou envolve outras pessoas? Se você conhece a raiz do problema, pode facilmente encontrar uma solução. Se possível, converse com seu cônjuge e diga o quanto você está disposto a resolver o problema.
Mostre seu respeito. Não importa o quão bravo você esteja com seu cônjuge, nunca o trate com desrespeito. Em todos os momentos, especialmente quando os filhos estão por perto, trate seu cônjuge de maneira cordial. Quando você fala, nunca arraste os problemas. E quando você fala sobre as questões, nunca fale de forma acusatória. Mesmo que o amor esteja diminuindo, o respeito ainda deve estar intacto.
Evite o jogo da culpa. Culpar é uma tendência natural, mas você não pode salvar e curar um casamento se você constantemente traz o passado de volta e condena a parte ofensora. O que você precisa fazer é perdoar e pedir perdão. Isso vai ser difícil, é claro. Mas quando você decide em seu coração perdoar seu cônjuge e ser humilde o suficiente para também pedir perdão, você se liberta da dor e começa a entrar no processo de cura.
Evite comparar. Em seu desgosto, você provavelmente se sente tentado a comparar seu cônjuge com outras pessoas. Mas fazer comparação nunca é saudável em um relacionamento. Quando você compara, indiretamente encontra defeitos em seu marido, o que aumenta ainda mais a distância entre vocês dois. Portanto, não olhe para os outros ou para a situação deles. Concentre-se no assunto em questão e no que poderia ser feito para consertar o casamento.
Consulte um conselheiro matrimonial. Muitos casais consideram o aconselhamento matrimonial a última opção. Mas por que você esperaria que o problema saísse do controle antes de procurar ajuda profissional? Se você achar que é necessário, converse com seu cônjuge sobre a necessidade de se encontrar com um conselheiro matrimonial. Um conselheiro matrimonial pode ajudá-lo a ver seu casamento de uma perspectiva diferente e sugerir maneiras de resolver os problemas.
A menos que seja marcado por abuso e violência, vale a pena salvar seu casamento. Portanto, faça todo o possível para não incluir seu casamento nas estatísticas de divórcio. Considere a situação apenas como um ponto baixo em seu casamento, pelo qual todo casal passa. Pergunte a qualquer casal de longa data e eles lhe dirão que seu casamento também está à beira da morte, mas como eles têm grande consideração por seu voto de até que a morte nos separe, eles ressuscitaram seu casamento para vida.