Como Salvar um Casamento: Aconselhamento, Aconselhamento e Ajuda
Vicente Barbosa de Cruz
• 6 min de leitura
Use essas dicas para resolver problemas de casamento
A confiança é talvez um dos elementos mais importantes de um casamento. O que acontece quando essa confiança é quebrada por uma ou mesmo ambas as pessoas em um casamento? Um casamento pode implodir e, infelizmente, pode terminar em divórcio. Outras vezes, a confiança pode não ser quebrada, mas um casal se separou ao longo dos anos. Como você pode superar os problemas que causaram a dor ou o distanciamento em primeiro lugar?
Independentemente de suas circunstâncias particulares, este conselho e lista de sugestões podem ajudá-lo a reconstruir e consertar seu casamento.
Perdoe. Para reconstruir seu casamento, você deve perdoar seu cônjuge por tudo o que aconteceu. Isso não significa que você precisa esquecer o que ele ou ela fez, mas você precisa perdoar de maneira honesta e sincera. Se você não consegue perdoar seu cônjuge pelo que acredita que ele fez ou disse, pergunte a si mesmo por quê. O que está impedindo você de perdoá-lo? Manter essas questões provavelmente continuará a criar problemas no casamento. Se você acha que não pode perdoá-lo, é improvável que recupere a confiança que é tão importante para um relacionamento bem-sucedido.
Pare o comportamento. Vamos ser francos. Se você está tentando reconstruir seu casamento devido a um problema de confiança, a pessoa que quebrou a confiança no relacionamento precisa parar tudo o que estava fazendo que quebrou essa confiança para começar. Afinal, como um casamento pode ser reconstruído se o problema que estava causando o problema ainda existe no casamento? Precisa parar para reconstruir. Salvar um casamento depende de esse comportamento parar e nunca mais recomeçar.
A comunicação é fundamental. Para reconstruir um casamento, você deve se comunicar! Fale abertamente com o seu cônjuge e diga-lhe os seus sentimentos. Não guarde como você se sente, nem reprima seus sentimentos. Identifique qual é o problema e converse sobre ele. Seu cônjuge deve demonstrar interesse sincero em reconstruir o relacionamento e levar em consideração tudo o que você sente e pensa. Um dos principais sinais de um casamento saudável é a comunicação. Essa é uma habilidade de que você precisará durante todo o casamento para evitar que os tempos difíceis se transformem em problemas de relacionamento mais sérios.
A melhor maneira de aprender a se comunicar com seu cônjuge enquanto reconstrói seu casamento é procurar aconselhamento. Nunca tenha vergonha de buscar ajuda para reconstruir seu casamento. Um conselheiro pode ajudá-los a validar seus sentimentos e a aprender a melhor maneira de falar um com o outro. Acredite ou não, existem algumas técnicas - que se aplicam especialmente bem em circunstâncias estressantes - para permitir que você mantenha um diálogo. Um conselheiro matrimonial também pode oferecer sugestões sobre o que está faltando em seu casamento e dar dicas sobre como reconstruir a intimidade e a confiança novamente. Em algumas situações, sua única esperança de salvar seu casamento pode ser obter ajuda profissional.
Passe algum tempo juntos. Independentemente do motivo de você ter necessidade de reconstruir seu casamento, uma ótima maneira de fazer isso é passando um tempo juntos. Para começar, tente implementar um encontro noturno uma vez por semana. Se uma vez por semana não for possível, então trabalhe duro para que isso aconteça bimestralmente. Converse com seu cônjuge, lembre-se de quando vocês namoraram pela primeira vez, tente se lembrar das coisas que antes gostavam de fazer juntos. Pegue essas idéias e use-as em seus encontros noturnos. Vá a lugares que você nunca visitou ou que gostava antes de outras coisas atrapalharem. Traga de volta aquele antigo sentimento que você já teve um pelo outro. As mãos prendem, correr na chuva, ficar até tarde da noite conversando, fazer o que você costumava fazer isso em um tempo que resta borboletas em seu estômago. Encontros à noite e momentos juntos são maneiras maravilhosas de ajudar a consertar um casamento desfeito.
E se romance está fora de questão para você neste momento, então encontre atividades que ambos possam desfrutar sem entrar de cabeça em seus problemas. A ideia aqui é passar algum tempo juntos que não seja conflituoso e talvez até divertido. Isso significa que se houve uma infidelidade, faça o que fizer, não vá ver um filme que inclua uma infidelidade. Você precisa desenvolver o que ainda é bom e descomplicado entre vocês. Se isso significa que tudo que vocês podem fazer é folhear uma revista de design juntos, que seja. Encontre maneiras de passar tempo juntos e se divertir, seja o que for que isso signifique para você.
Dê um tempo. Independentemente do que aconteceu em seu casamento que fez com que ele precisasse ser reconstruído, é importante saber que consertar um casamento leva tempo. Não espere que isso aconteça durante a noite, ou mesmo em um mês. Pode levar um ano ou até mais para reconstruir seu casamento. Se você realmente está empenhado em reconstruir seu casamento, tenha isso em mente. Não desista se parecer que está demorando mais do que o previsto. Roma não foi construída em um dia - seu casamento também não pode ser reconstruído em um dia. Isso vai demorar um pouco!
Não se compare aos joneses. Você conhece aqueles - as pessoas bonitas com os dois filhos, a caminhonete Volvo e a casa recém-reformada, que ainda parecem encontrar tempo para namorar um ao outro. Lembre-se de que todo casal tem seus problemas. Nunca compare sua situação com a de outra pessoa, em sua própria cabeça e certamente não em voz alta para seu cônjuge. Você se deparou com seus problemas específicos por um motivo - porque precisa resolvê-los - portanto, não romantize as circunstâncias de outras pessoas. Você realmente não tem ideia do que está acontecendo no Joneses. Concentre-se em sua própria situação, um dia de cada vez.
Agora você sabe como salvar um casamento. O resto é com você. Embora esse trabalho certamente não seja fácil, acabará valendo a pena. Você reconstruirá seu casamento ou aprenderá por que ele não pode ser consertado, e aprenderá muito sobre você e seu cônjuge no processo. Se você for capaz de consertar seu casamento, terá se tornado mais próximo de seu cônjuge, com melhores habilidades de comunicação e intimidade, e seu casamento colherá os benefícios de todo o seu trabalho árduo.
Dicas rápidas:
Não lembre constantemente seu cônjuge do que ele fez de errado no casamento.
Se você não se sentir confortável em procurar aconselhamento matrimonial, tente procurar um pastor ou outra pessoa de confiança para obter ajuda.