Como compreender as necessidades tácitas de uma esposa?

A comunicação é importante para manter um bom relacionamento
Em qualquer relacionamento, a comunicação é importante para manter um bom relacionamento e relações entre dois indivíduos.

Em qualquer relacionamento, a comunicação é importante para manter um bom relacionamento e relações entre dois indivíduos. Esse é especialmente o caso em um relacionamento conjugal. Você e sua esposa precisam estar em comunicação constante um com o outro, para que conheçam as necessidades, sentimentos e pensamentos um do outro.

Escritório em casa

No entanto, comunicação não significa necessariamente comunicação falada ou verbal. Como diriam os psicólogos, apenas cerca de 20% da comunicação é verbal. O resto é não verbal ou não falado. Isso pode vir por meio de gestos, atividades, linguagem corporal ou, às vezes, até silêncio. Às vezes é simples. Por exemplo, significa que sua esposa pode mostrar que o ama sendo leal, ou servindo-lhe o café da manhã na cama, ou ajudando a organizar seu escritório em casa, por exemplo. No outro extremo, um cônjuge também pode mostrar insatisfação dando-lhe o tratamento silencioso ou evitando totalmente o outro cônjuge.

Ideias de contexto quando pedir conselhos a sua esposa sobre coisas importantes
Às vezes, você obterá dicas e ideias de contexto quando pedir conselhos a sua esposa sobre coisas importantes.

Portanto, compreender as necessidades não expressas de sua esposa será importante para manter um relacionamento saudável. Aqui estão algumas coisas que você deve saber e fazer.

  • Ouço. Ouvir é uma grande parte da comunicação. E isso não significa simplesmente ouvir o que ela diz. Compreenda verdadeiramente o que ela está dizendo sempre que ela fala. E, quando ela mostrar sinais não-verbais, "ouça" também. Faça o seu melhor para entender o que isso significa.
  • Preste atenção. Às vezes, sua esposa falará com você, mas as necessidades dela não farão parte da conversa. Ainda assim, se você ler nas entrelinhas, por assim dizer, começará a entender o que ela está tentando dizer com suas pistas não-verbais e até mesmo verbais.
  • Peça conselho ou opinião. Às vezes, você obterá dicas e ideias de contexto quando pedir conselhos a sua esposa sobre coisas importantes. Dessa forma, você consegue entender a opinião dela e se firmar em algo. Às vezes, você precisará dar a ela a oportunidade de falar e expressar suas necessidades. Dessa forma, ela não se sente compelida ou pressionada a começar a falar com você sobre algo.
  • Não ignore as questões triviais. Em outros casos, sua esposa pode estar muito preocupada com algo que parece trivial, como um objeto doméstico perdido, pequenas contas não pagas ou problemas com os vizinhos. Quando isso acontecer, pode ser um sinal de que algo maior a está incomodando.
  • Ligue os pontos. Compreender pistas não-verbais às vezes envolve um pouco de análise e trabalho lógico. Tente montar o quebra-cabeça reunindo observações que você reuniu em seus encontros com sua esposa. Se ela está calada ou evitando determinado assunto, então ela pode ter alguns problemas ou preocupações mais profundos.

Em qualquer relacionamento, o importante é mostrar amor e respeito. Mesmo que você nem sempre concorde em tudo, mostre à sua esposa que você entende e que ela pode lhe dizer o que está pensando, sejam esses problemas, necessidades ou simplesmente algum pequeno assunto que a esteja incomodando. Seja proativo ao ouvir. Isso significa ouvir não apenas a palavra falada ou as dicas verbais. Em vez disso, tente ouvir mais profundamente. Leia as entrelinhas e entenda as ações de sua esposa, para que você possa atender às necessidades dela de uma forma mais amorosa.

Artigos relacionados
  1. Como usar a resolução de conflitos no seu relacionamento?
  2. Melhorar a comunicação no casamento: dicas para um casamento bem-sucedido
  3. Como se candidatar ao divórcio?
  4. Reative o romance no casamento: tenha um casamento feliz
  5. Como alterar um decreto de divórcio?
  6. Como evitar uma batalha de custódia canina?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail