Um fato que pode ficar bem claro depois de algumas semanas ou meses de namoro é que todo mundo tem uma família em algum lugar. Mais cedo ou mais tarde, você terá que conhecer a dela, e essa reunião pode parecer completa com lupas, teste do polígrafo, verificações de antecedentes e interrogatórios extensos. Também pode significar algumas cervejas, um bife grelhado e um tapa nas costas. Você nunca sabe, então é melhor estar preparado para todas as eventualidades. Conhecer a família dela costuma ser um sinal positivo para o seu relacionamento, já que ela está muito ciente dos padrões da família no que diz respeito aos homens e você claramente fez o corte. A primeira reunião de família é uma boa maneira de se apresentar às outras pessoas na vida dela, então lembre-se de que é o dia dela tanto quanto é seu. Aqui estão algumas outras dicas para lidar com a primeira reunião familiar.
Lembre-se de que é estranho para todos. Você pode ficar especialmente nervoso ou constrangido sobre o que esperar da família dela, mas lembre-se de que eles estão sentindo a mesma ansiedade. Os primeiros minutos serão um pouco estranhos, formais ou rígidos, então não se preocupe com isso. Depois de passar por todas as formalidades, você poderá relaxar e permitir que as conversas comecem naturalmente. Você pode assumir um papel mais passivo no início e deixar que os familiares dela façam as perguntas. Você não precisa ser especialmente articulado ou verbal no início, mas deve demonstrar algum interesse real em seu trabalho e em outros interesses. Seu pai pode perguntar "Então, Lisa me disse que você é um engenheiro. Como é trabalhar para o governo?". Sua resposta pode ser curta, mas sincera: "Senhor,Eu realmente gosto de receber um projeto na segunda-feira e vê-lo sair da minha mesa na sexta-feira. Isso é o que mais gosto na engenharia, uma sensação de realização. "Não precisa ser uma resposta complexa, apenas algo que mostra que você tem alguma noção de quem você é. Falar demais por causa dos nervos raramente é eficaz. Espere até que todos fica mais relaxado antes de entrar em conversas mais complexas.
Pergunte a sua namorada sobre a dinâmica normal da família dela antes do primeiro encontro. Você vai querer saber quais assuntos evitar ou quais parentes não se relacionam bem com os outros. Quase sempre haverá um tio maluco, um primo esnobe ou um irmão zangado na mistura, então ajuda saber o que esperar com antecedência. A dinâmica familiar dela provavelmente não é diferente da sua, e você sabe como sua família se comporta durante as reuniões. Ter algumas informações básicas sobre os diferentes parentes e como eles se relacionam com sua namorada quando ninguém está olhando pode ser muito útil.
Aprenda e observe as práticas culturais ou religiosas. Se a família de sua namorada vem de uma cultura diferente, você pode querer aprender alguns de seus costumes antes de conhecê-la pela primeira vez. Algumas culturas incentivam os visitantes a tirar os sapatos antes de entrar em casa, por exemplo. Outros podem ter certos códigos de vestimenta ou métodos de saudação aos visitantes. Você vai querer observar sua linguagem em geral, mas esteja especialmente atento às referências irreverentes a Deus ou religião. Também pode haver tradições observadas na hora das refeições, então apenas coma ou beba quando tiver certeza de que é apropriado. Você também pode perguntar a sua namorada sobre a opinião da família dela sobre as bebidas alcoólicas antes de trazer uma garrafa de vinho cara de presente.
Não se preocupe com as pequenas coisas. Você pode sentir como se alguns de seus familiares estivessem fazendo perguntas inadequadas ou insensíveis às vezes, e podem muito bem estar. O truque é não permitir que alguns comentários injustificados estraguem o objetivo geral do exercício. Um irmão pode simplesmente estar agindo por ciúme, ou um primo pode estar provocando sua namorada por constrangê-lo. O pai da sua namorada pode sentir que é seu dever atormentar qualquer genro em potencial, então tente entender que essas pessoas podem estar apenas desempenhando os papéis que se espera delas. Outros sogros podem ter tido experiências semelhantes quando conheceram a família também. Se o seu relacionamento se tornar um compromisso de longo prazo, você terá anos para resolver seu relacionamento com essas pessoas; portanto, tente não permitir que um primeiro encontro constrangedor diminua seu entusiasmo pelo relacionamento.
Não tenha medo de rede. Uma coisa que ajuda a quebrar o gelo é o networking pessoal. Muitas pessoas se identificam por suas ocupações, então sinta-se à vontade para conversar um pouco sobre o assunto. Se você é um programador de computador profissional, pode descobrir que o primo da sua namorada vende computadores. Se você se interessa por esportes, um tio pode ser um treinador aposentado. Ao começar com um terreno comum, você pode deixar a família da sua namorada à vontade e passar o tempo conversando sobre interesses profissionais ou hobbies semelhantes. Você pode gerar alguns bons contatos para projetos futuros, e a família dela passará o tempo conversando sobre você entre si.
A primeira reunião com a família de sua namorada pode parecer desastrosa ou menos que convidativa no início, mas as primeiras reuniões em geral raramente vão bem. A segunda e a terceira reuniões com a família dela devem ser mais tranquilas e você deve fazer um esforço para se encontrar com alguns de seus familiares para desenvolver realmente um relacionamento pessoal mais forte. Outros membros da família podem querer manter alguma distância, portanto, respeite seus limites desde o primeiro encontro e você deve sobreviver à experiência.