Uma bomba tira leite pode ser de grande ajuda se você quiser dar leite materno ao seu bebê, mas estiver voltando ao trabalho ou se quiser deixar seu bebê com um cuidador. Também pode ser uma vantagem se o pai quiser se divertir alimentando seu bebê, mas você não quiser oferecer fórmula para seu bebê. Lembre-se, entretanto, se você estiver amamentando exclusivamente, não ofereça um mamilo artificial ao seu bebê até que ele tenha quatro ou seis semanas de vida.
Uma bomba tira leite suga o leite materno de seus seios para um recipiente para que você possa guardá-lo para o bebê.
Visto que cada bomba tira leite é diferente, lembre-se de sempre ler e seguir as instruções que vêm com sua bomba tira leite. Isso é extremamente importante ao montar uma bomba elétrica, porque ela não funcionará da maneira que deveria se não for montada corretamente.
Se você estiver pegando emprestado ou alugando uma bomba elétrica, compre tubos novos e nunca peça emprestado nada que possa entrar em contato com o seu leite materno. Nunca peça emprestada uma bomba tira leite manual ou manual, pois o leite materno entra em contato com a maioria desse tipo de bomba. Sempre limpe tudo que entra em contato com seu leite materno com água e sabão cada vez que você usá-lo.
Quando sua bomba for montada, comece com apenas um seio na configuração mais baixa se você estiver usando uma bomba elétrica. Depois de se acostumar com a bomba, você pode aumentar a força da sucção - mas ela nunca deve machucar seus mamilos. Se doer, diminua a força até que pare de doer. Se você estiver usando uma bomba manual, a sucção nunca deve machucar seus seios. Se isso acontecer, tente um tipo diferente de bomba.
Pense em seu bebê, olhe para ele ou veja uma foto dele enquanto você o bombeia para iniciar o reflexo de descida. Você também pode aplicar compressas quentes nos seios por alguns minutos antes de começar a bombear, se tiver dificuldade com o reflexo de descida.
Só bombeie por um máximo de dez a quinze minutos em cada mama. Bombear mais do que isso pode causar danos aos mamilos e seios, pois a sucção em uma bomba tira leite é mais forte e menos eficaz do que a boca do bebê.
Quando você se acostumar a bombear, sinta-se à vontade para bombear os dois seios ao mesmo tempo, se você tiver uma bomba que permita bombear os dois seios.
Lembre-se de que, quando você bombeia, pode ver primeiro o leite com aparência rala (semelhante ao leite desnatado). Este é o primeiro leite e é ideal para matar a sede do bebê. Depois de um ou dois minutos, você verá o leite mais espesso (semelhante ao leite integral). Este é o leite materno e está cheio de nutrientes, proteínas e gorduras de que seu bebê precisa. Se você não notar a diferença no seu leite materno enquanto bombeia, pode notar a separação ao colocar o leite materno na geladeira e deixá-lo repousar por algumas horas.
Depois de bombeado, o leite materno nunca deve ficar fora por mais de uma hora sem refrigeração. Você também pode colocá-lo em um refrigerador para mantê-lo fresco se estiver bombeando no trabalho ou viajando com seu bebê.
Sempre namore seu leite materno ao colocá-lo na geladeira. Você pode refrigerar o leite materno por até uma semana e congelá-lo no freezer por até três meses.