O leite é uma bebida que pode ser encontrada em todo o mundo. Provém de uma grande variedade de animais e fornece nutrição e saúde ao homem há milhares de anos. É produzido por mamíferos nas glândulas mamárias para a nutrição de seus filhotes. O leite é um líquido altamente nutritivo que serve como principal fonte de alimento para os mamíferos jovens, enquanto sua digestão ainda é incapaz de processar outros alimentos. O leite parece opaco e branco e é uma excelente fonte dietética de cálcio, proteína e gordura saturada e até vitaminas como a vitamina C. O leite inicialmente produzido durante a lactação é conhecido como colostro e contém uma grande quantidade de anticorpos maternos que fornecem ao bebê proteção contra doenças que podem vir de patógenos infecciosos.
O leite também vem em muitas variedades, que podem depender não só do animal de origem, mas também do processo de colheita e processamento. Leite desnatado é a variedade de leite que apresenta baixíssimo teor de gordura, tanto que está sendo comercializado em alguns países como leite “isento de gordura”. O nível de gordura é insignificante no leite desnatado, o que o torna diferente do leite desnatado e integral. O sabor é ligeiramente diferente e foi descrito como brando e aguado, no entanto, esta é a troca pelo baixo teor de gordura.
Espalhe a luz de maneira diferente
O leite desnatado tem um teor de gordura inferior a 0,5%, significativamente menor do que o leite desnatado ou semidesnatado, que contém aproximadamente 1-2% de gordura. Já o leite integral vem com um teor de gordura de 3,5%. O leite desnatado às vezes pode ser visto como tendo um tom ligeiramente esverdeado em sua opacidade, por causa da riboflavina que pode ser encontrada no componente do soro do leite. As micelas de caseína também podem espalhar a luz de forma diferente e dar ao leite desnatado um tom ligeiramente azulado às vezes.
O leite fica em repouso após a ordenha e, conseqüentemente, a gordura flutua para a camada superior devido à diferença na densidade relativa. Essa camada muito rica se transforma em manteiga e creme, e o resto é transformado em outros laticínios processados, como o queijo. No entanto, se apenas a camada de gordura superior é removida e processada, o restante é conhecido como leite desnatado porque a gordura foi "desnatada" do leite. As centrífugas agora são usadas para separar a gordura do resto do leite.
Evite beber produtos estragados
A maioria dos laticínios, inclusive o leite desnatado, são pasteurizados sob altas temperaturas para segurança. O leite também é homogeneizado, o que melhora a consistência do leite reduzindo todas as partículas a um tamanho uniforme. O leite desnatado permanecerá viável se for mantido refrigerado por cinco a dez dias, mas é uma boa ideia cheirar o leite todas as vezes antes de beber para evitar beber produtos estragados.
O leite desnatado é uma alternativa saudável para quem procura um substituto do leite. Devido ao seu baixo teor de gordura, tornou-se popular entre aqueles que procuram perder peso. O sabor é semelhante o suficiente para ser usado como substituto do leite em muitas preparações alimentícias, mas o baixo teor de gordura pode não ser útil em certos pratos. Ele pode ser usado em cafés e chás para substituir o leite, no entanto.