Como usar um calendário de ovulação para calcular a concepção?
Giovana Zambrano
• 4 min de leitura
Aprenda sobre gráficos de fertilidade para prever quando você pode engravidar
Um calendário de ovulação ajuda a mulher a mapear seu ciclo para determinar seus dias mais férteis. O conhecimento dessas informações pode ajudar uma mulher a engravidar, marcando a relação sexual com seus dias de ovulação. Por sua vez, também pode ajudar a evitar uma gravidez indesejada, evitando relações sexuais desprotegidas durante o período de ovulação. Existem várias estratégias preditivas envolvidas no mapeamento, bem como alguns métodos alternativos de cálculo da ovulação.
Crie um gráfico de fertilidade. Um gráfico pode usar um ou mais métodos para localizar sua janela de oportunidade. Os gráficos precisos fornecem um registro escrito exibindo padrões de ciclo distintos. Cada ciclo oferece mudanças previsíveis em muitas funções corporais. Sintonize seu corpo reconhecendo as mudanças. Os itens a serem registrados incluem a observação do muco cervical, a posição cervical e a temperatura corporal basal (BBT).
Observe o muco cervical. A consistência do muco cervical muda ao longo de seu ciclo menstrual. Registrar seus padrões de muco cervical ajudará você a determinar quando você ovula. O muco cervical começa seco no início do ciclo e, à medida que o ciclo avança para a ovulação, torna-se mais claro, fino e elástico, lembrando a clara do ovo. É quando você está mais fértil.
Verifique a posição do colo do útero. O colo do útero tende a se deslocar para cima no corpo e é mais macio ao toque durante a ovulação. Este é um método complicado que pode levar várias vezes para testar o colo do útero para notar quaisquer alterações. Conforme a ovulação se aproxima, o colo do útero será mais difícil de alcançar. Antes e depois da ovulação, deve ser mais baixo e mais difícil ao toque.
Temperatura corporal basal. A BBT é uma temperatura de repouso que deve ser medida logo de manhã, enquanto você ainda está na cama, e à mesma hora todos os dias. Se você se mover antes de medir sua temperatura, os resultados serão distorcidos. Um termômetro feito especificamente para rastrear o BBT é uma boa ideia, pois é mais preciso. Um termômetro de corpo basal é mais sensível do que um termômetro regular e fornece leituras mais precisas. Termômetros regulares têm precisão de apenas 2 graus Fahrenheit, enquanto um termômetro de corpo basal tem precisão de 0,1 graus Fahrenheit. Registre cada leitura em seu gráfico, entendendo que o gráfico BBT permite que você saiba sobre a ovulação depois que ela já ocorreu. Portanto, é necessário fazer um gráfico de vários meses antes de começar a prever a ovulação com este método.
Calendários online. Existem vários sites que você pode acessar na Internet que fornecem calendários eletrônicos para previsão e gráficos da ovulação. Isso faz com que você inclua vários fatores para ajudá-lo a determinar seus dias mais férteis, como a duração do ciclo e a data da última menstruação. Estes funcionam melhor para uma mulher com um ciclo regular, pois fornecem apenas datas aproximadas e não devem ser o único método de cálculo da ovulação.
Gráfico menstrual. Usando este método simples, calcule o número médio de dias em seu ciclo. Depois de vários meses, uma fórmula ajudará a determinar os tempos férteis. Subtraia 18 dias do final do seu ciclo mais curto e 11 do mais longo.
Ciclos irregulares. Existem algumas coisas que podem tornar seu ciclo irregular, como estresse e exercícios frequentes. Os ciclos irregulares tornam muito mais difícil prever a ovulação. No entanto, você ainda deve tentar procurar sinais e manter um gráfico para calcular a média das datas, a fim de ter a melhor chance de concepção.
Esperamos que isso a torne bem-sucedida em seus objetivos pessoais, seja engravidar ou prevenir a gravidez.