Às vezes, um simples "não" ou um olhar severo será suficiente para que a criança saiba que você está farto de sua atitude pobre e malcomportada. No entanto, às vezes, certas crianças desenvolvem resistência aos seus métodos. Eles desafiam a sua salva de abertura e chamar seu blefe. O que antes era uma técnica eficaz agora é inútil e a criança continua sua fúria. No final das contas, pais e adultos terão dificuldade em disciplinar crianças desafiadoras. Eles podem ser difíceis de disputar e controlar, especialmente quando eles enxergam através de seus métodos. Entretanto, isso pode ser feito; você só precisa saber como fazer. Aqui está como disciplinar uma criança desafiadora:
Comece cedo. Você quer começar a disciplinar uma criança desde cedo para que possa controlar sua natureza desafiadora antes que fique muito difícil de lidar. Esperar que seu filho cresça e cresça pode custar caro porque a disciplina deve ser instilada desde o início. No longo prazo, isso é o que é melhor para a criança.
Por que eles precisam ser disciplinados. A criança precisa saber por que está sendo disciplinada. Ele precisa saber por que seu comportamento foi errado e perturbador. Ele precisa saber que suas ações terão consequências. Essas consequências, no entanto, devem decorrer logicamente de seu mau comportamento. Por exemplo, se ele não fez o dever de casa e jogou videogame em vez disso, você deve retirar seus privilégios de videogame.
Incentive o bom comportamento. Da mesma forma, você também deve encorajar o bom comportamento com reforço positivo. Elogie-o por fazer algo bom. Incentivá-lo a fazer a coisa certa fará com que ele deseje realizar aquele ato específico.
Usando a técnica de extinção. Quando seu filho começa a ter um ataque de raiva, você precisa olhar nos olhos dele e dizer-lhe para parar. Do contrário, você precisa ser capaz de se afastar e não dar mais atenção a ele. Essa técnica vai mostrar a ele que você não vai tolerar esse tipo de comportamento.
Pedindo um tempo limite. Sempre que apropriado, você pode colocar seu filho na zona de castigo. Geralmente é um canto de uma sala onde seu filho será forçado a sentar ou ficar em pé por um determinado período de tempo. Essa técnica calmante só funciona se você o mantiver ali o tempo todo. Ele deve perceber que sempre que agir e desobedecer abertamente, será forçado a este canto onde não terá ninguém com quem conversar ou brincar.
Tente evitar a violência de todas as formas. O castigo físico como a surra tem alguns defensores, mas descobriu-se que tem efeitos colaterais desagradáveis. Crianças que sofreram castigos físicos e verbais fazem o mesmo com seus filhos. Este ciclo de violência deve ser evitado.
Ser consistente. Consistência é realmente a chave. Crianças particularmente desafiadoras encontram fraquezas em suas técnicas e métodos de disciplina e as exploram. Você precisa defender suas decisões e aplicá-las da maneira que deveriam ser, para que seu filho não pense que pode persuadi-lo a não ir em frente, desafiando-o.
O truque é seguir seus princípios e métodos, mesmo diante de uma criança beligerante e gritando. Quanto mais eles tentam desafiá-lo, mais você deve permanecer firme. Levará muito tempo e esforço, mas qualquer adulto empenhado em disciplinar com eficácia uma criança desafiadora acabará pegando o jeito.