Como incentivar a nutrição infantil?

Ao tornar os hábitos alimentares saudáveis parte do estilo de vida de sua família
Ao tornar os hábitos alimentares saudáveis parte do estilo de vida de sua família, seu filho crescerá sabendo da importância de se alimentar corretamente e de fazer boas escolhas alimentares.

Ter filhos traz consigo certas tensões, responsabilidades e alegrias. Uma das maiores responsabilidades que parece estar na mente de todos os pais atualmente é como garantir que os filhos façam escolhas alimentares saudáveis. Com a quantidade avassaladora de escolhas prejudiciais à saúde, o aumento da obesidade infantil e a publicidade dirigida às crianças em alta, não é de admirar que os pais congelem quando se trata de encontrar alternativas saudáveis para as infinitas quantidades de junk food. Qualquer pai pode encorajar a alimentação saudável de seus filhos seguindo alguns passos simples.

  1. Seja um bom modelo. Se seus filhos descobrirem que você está mergulhando no pote de biscoitos uma hora antes do jantar, você está enviando a mensagem de que comer lanches não saudáveis antes das refeições está bem. As crianças também percebem as escolhas que você faz quando se trata de lanches. Se você precisa fazer um lanche antes do jantar, esteja ciente de suas escolhas. Em vez daquele punhado de batatas fritas, experimente um punhado de uvas ou biscoitos de graham. Quando você começar a fazer escolhas de lanches mais saudáveis para si mesmo, seus filhos verão isso e começarão a modelar por si próprios. Você não pode permitir que eles comam apenas alimentos saudáveis enquanto você belisca os biscoitos.
Uma maneira infalível de fazer isso é oferecer alimentos saudáveis diariamente
Se você deseja que seu filho coma alimentos saudáveis, uma maneira infalível de fazer isso é oferecer alimentos saudáveis diariamente.
  • Remova a tentação. Se você deseja que seu filho coma alimentos saudáveis, uma maneira infalível de fazer isso é oferecer alimentos saudáveis diariamente. Lanches açucarados, doces e batatas fritas devem ser uma guloseima e não uma parte da dieta diária de uma criança. Limitar esses lanches envia a mensagem de que não há problema em comê-los de vez em quando, mas não o tempo todo. Uma criança que tem opções principalmente saudáveis disponíveis optará com mais frequência pelas coisas que são boas para ela, e hábitos alimentares saudáveis se tornarão a norma em sua casa. Isso não quer dizer que não haverá momentos em que a tentação irá atacar, mas quando isso acontecer, esteja preparado. Por exemplo, se você sabe que sairá para fazer recados, em vez de dirigir no drive-thru para comprar batatas fritas e um hambúrguer,opte por tirar alguns minutos extras antes de sair para embalar lanches saudáveis. Trazer frutas, vegetais crus, nozes ou mini sanduíches e um pouco de suco de frutas ou água engarrafada removerá a tentação de comer em algum lugar com alimentos ricos em calorias e gorduras. É um pequeno passo para encorajar seu filho a ter uma boa nutrição, mas é importante.
  • Variedade é o tempero da vida. É importante oferecer aos seus filhos alimentos saudáveis, mas também é importante oferecer uma grande variedade a eles. Ter muitas opções diferentes para escolher não só ajuda a manter seus filhos interessados nos alimentos que comem, mas também garante que eles recebam as quantidades necessárias de vitaminas e minerais diariamente. Você não só precisa ter uma variedade de alimentos para seu filho, mas também tê-los disponíveis. Ter alimentos saudáveis que sejam convenientes e disponíveis agora (com pouca ou nenhuma preparação) também ajudará a remover a tentação de pegar um punhado de batatas fritas de uma sacola. Uma forma de ter certeza de que estão disponíveis é comprar lanches em porções individuais. Um bom exemplo disso é a compota de maçã ou os copos de frutas. Outra maneira de tornar os alimentos saudáveis mais disponíveis é prepará-los com antecedência.Lavar os vegetais e cortá-los, se necessário, pode torná-los mais atraentes para a criança. As crianças se preocupam com o aqui e agora - ter aquele talo de aipo ou cabeça de brócolis já lavado e cortado pode ajudá-las a satisfazer sua necessidade de gratificação instantânea (sem falar em manter seus dedos intactos!)
  • Faça disso um caso de família. É possível incentivar uma boa alimentação quando toda a família se envolve. Ao tornar os hábitos alimentares saudáveis parte do estilo de vida de sua família, seu filho crescerá sabendo da importância de se alimentar corretamente e de fazer boas escolhas alimentares. Existem três maneiras fáceis de ensinar a seu filho a importância de uma boa nutrição:
    • Leve seus filhos às compras de supermercado com você. Deixe-os encontrar os itens da sua lista. Permitir que ajudem é uma ótima maneira de envolvê-los. Além disso, você pode fazer com que eles escolham os lanches que desejam, dando-lhes uma escolha de dois a três lanches saudáveis. Ao deixá-los escolher, você os está colocando no controle do que acontece em seus corpos. Enquanto faz compras, converse sobre as diferentes opções disponíveis para eles e do que eles gostam. Você também pode falar sobre a origem de alguns alimentos e como eles chegam à loja.
    • Deixe-os ajudá-lo a preparar as refeições. Às vezes, envolver as crianças no processo de preparação pode levá-las a comer melhor à mesa. Eles ajudaram a preparar a refeição, portanto, estão mais propensos a comer algo que eles próprios prepararam (ou ajudaram a preparar). Você pode fazer com que eles ajudem contando, classificando ou lavando. Lembre-se de que esta também é uma boa oportunidade para falar sobre a importância da lavagem e da segurança alimentar, mas em termos que eles possam entender. As crianças querem saber sobre seu mundo. Quanto mais você compartilhar com eles, melhor compreensão eles terão. Ao permitir que seu filho ajude a preparar uma refeição, você também lhe dá uma compreensão melhor do que é necessário para preparar a refeição.
    • Faça uma refeição em família juntos. Não precisa ser jantar; pode ser almoço, café da manhã ou lanche. Comer juntos permite tempo para relaxar, refletir e compartilhar. Quando as famílias se sentam para uma refeição, abre-se a oportunidade de compartilhar e discutir todos os tipos de coisas. Você pode falar sobre quem ajudou a fazer o prato que está comendo e como ajudaram. Permitir que compartilhem e contem uns aos outros como ajudaram a preparar a refeição lhes dá um senso de importância.
  • Existem muitas maneiras diferentes de incentivar uma criança a ter hábitos alimentares saudáveis. Manter as coisas simples para uma criança, oferecer escolhas, falar sobre bons hábitos alimentares e praticar os métodos que você está tentando ensinar vai mostrar a seu filho que comer bem é importante. Mesmo que você use apenas uma dessas idéias, seu filho ainda aprenderá com os ideais que você colocou em prática.

Artigos relacionados
  1. Como incentivar seu filho a rir?
  2. Como incentivar seu filho a brincar?
  3. Como entreter uma criança de 3 anos?
  4. Como desfrutar de refeições em restaurantes com crianças pequenas?
  5. Como entreter uma criança de 2 anos?
  6. Como entreter uma criança de 6 meses?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail