Como ajudar as crianças a lidar com o abuso sexual?
Gil Pacheco de Santos
• 4 min de leitura
Não é um boato ou boato que deva ser ignorado. O abuso sexual está realmente acontecendo na sociedade e, pior, está afetando mais famílias não apenas na Europa, mas em outras partes do mundo. Os fatores que levam à ocorrência infeliz de abuso sexual entre crianças têm sido objeto de muitos estudos. Os resultados desses estudos têm servido de base para as agências e a sociedade tomarem algumas medidas para coibir esse mal social. Qualquer pessoa pode fazer algo para ajudar as crianças nessa situação. Aqui estão algumas maneiras de ajudar as crianças a lidar com o abuso sexual:
Saiba como detectar quando uma criança está sendo abusada sexualmente. Existem sinais reveladores que mostram o abuso sexual. Primeiro, a criança é retirada. Ela se recusa a conviver com crianças de sua idade e está um tanto assustada e nervosa. Ela não age como outras crianças normais de sua idade. Ela não é alegre e, embora se interesse por brincadeiras - parece ser reservada e muitas vezes pensativa. Ela pode ser sensível também - quando tocada, ela tende a se afastar, aparentemente com medo.
Avalie a condição da criança com base nos sintomas que você observa nela. Anote a mudança incomum em sua atitude. Converse com seus professores e pergunte como ela está se comportando ou interagindo com seus colegas de classe.
Procure ajuda na agência de Previdência Social. Entre em contato com o Serviço de Proteção à Criança de sua área e convide-o para avaliar a condição da criança. É seu trabalho dar proteção e estender a assistência às crianças vítimas de abuso, para que saibam o que fazer nesses casos.
Leve a criança a um médico para exame médico. Ao fazer este procedimento, certifique-se de ter a ajuda de um policial e um advogado para a documentação médico-legal adequada e avaliação do caso.
Leve a criança a um conselheiro. Certifique-se de que o conselheiro seja um psicólogo licenciado especializado em casos infantis para garantir a recuperação rápida e a cura imediata da criança. Lembre-se, porém, de que o aconselhamento não fará com que a criança esqueça sua experiência terrível. O aconselhamento é apenas uma ajuda para ajudar a criança a enfrentar melhor. O abuso sexual pode fazer com que a criança se rebele, torne-se autodestrutiva e delinquente. Por meio do aconselhamento, ela será capaz de compreender e lidar melhor com sua situação. Mas os resultados positivos do aconselhamento não vêm instantaneamente. Pode levar algum tempo, portanto, paciência para você e para a criança é uma necessidade.
Se você for o pai da criança, procure aconselhamento para si mesmo. Não será fácil para você aceitar o fato de que seu filho é vítima de abuso sexual, ainda mais se o agressor for um membro da família.
Não deixe ir. Segure a criança, não importa o quão difícil seja o caminho para você e ela. Faça-a perceber que você não vai abandoná-la e que está disposto a ajudar em todo o caminho.
Deixe a lei pegar o infrator. Faça com que o tribunal impeça o agressor de ter qualquer acesso à criança. Se sua culpa for provada, uma sentença de prisão para o agressor é um desenvolvimento bem-vindo para que você e a criança possam seguir em frente com mais facilidade.
Uma criança abusada é uma criança muito sensível. Portanto, você deve tomar todas as precauções ao lidar com ela. Nunca mostre ressentimento, repulsa, culpa ou qualquer reação negativa. Resgate-a de uma vida de condenação sendo positiva e apoiando-a desde o início até o momento em que ela ganhe força pessoal e supere completamente o pesadelo em que estava.