Comprar comida para bebês pode ficar caro. Isso não apenas cria uma bola de neve financeira que às vezes pode atrapalhar você, mas também não é tão saudável quanto você imagina. Não me interpretem mal, não é prejudicial à saúde... apenas não é tão saudável quanto poderia ser. Qualquer um dos alimentos para bebês do tipo vegetal ou de frutas na prateleira da loja pode ser feito em casa por uma fração do custo. O que é melhor, pode lhe dar paz de espírito sabendo exatamente o que está acontecendo no corpo do seu bebê.
Escolha seus ingredientes básicos: é provável que você tenha uma ideia geral do que seu pequeno consumidor comerá ou não. Para citar Flavor Flav, "Vá com o que você sabe!" Se a criança gosta de batata-doce, o que é uma aposta segura, então você está 99% do caminho para uma ótima comida de bebê caseira. Butternut, spaghetti, bolota e qualquer outra abóbora são uma excelente base para comida de bebê. Além disso, as cenouras são uma base barata e nutritiva.
Ligue o forno: nunca ferva, cozinhe no vapor, leve ao microondas, salteie ou frite os ingredientes. A fervura e o cozimento no vapor retiram os nutrientes dos alimentos e os deixam no líquido. O microondas atrapalha a textura, ao passo que refogar e fritar adiciona gorduras que você não quer no corpo do seu bebê.
Prepare os ingredientes: Legumes com casca e casca, como batata doce, inhame e abóbora, devem ser deixados mais ou menos inteiros e com casca. As películas contêm, na verdade, uma boa porção de vitaminas e minerais, por isso, deixe-as assim! Além disso, a pele cria uma barreira natural que mantém as coisas boas dentro do vegetal, onde elas pertencem. Ao assar tubérculos (inhame, batata-doce, etc.) deixe-os inteiros. Pique as cenouras e corte a abóbora (butternut, spaghetti, bolota) ao meio. Se você optar por usar abóbora ou abobrinha amarela, descasque-as primeiro. Tirar a casca depois é quase impossível. Se você não está interessado em esvaziar a abóbora com casca após a torrefação, sinta-se à vontade para descascar e picar também... mas nunca descasque esses tubérculos.
Comece a assar: coloque qualquer alimento que você escolheu em uma assadeira pesada e não untada e em um forno de 325 a 375 graus. Os tempos e temperaturas de torrefação variam de acordo com o alimento e seu tamanho. Os tubérculos inteiros e a abóbora com casca cortada ao meio demoram mais, enquanto as cenouras e as abobrinhas picadas cozinham mais rápido. Independentemente do vegetal, você pode testar o cozimento inserindo uma faca afiada para desossar em seu centro. Se houver pouca ou nenhuma resistência, está pronto para ser processado.
Processe os vegetais: se você não tem um processador de alimentos, invista em um ricerçador. Enquanto o processador é eficiente, fácil de usar e produz resultados adequados, o ricer faz um trabalho mais completo. Ambos funcionam, é apenas uma questão de quanto esforço você deseja aplicar. Pelo amor de Deus, deixe os vegetais grandes esfriarem antes de tentar manipulá-los. Se o ingrediente base foi descascado e picado para começar, retire o purê. Assim que os vegetais de magma em brasa esfriarem, descasque ou raspe os pedaços indesejados e corte em pedaços gerenciáveis. Carregue os vegetais em seu ricer ou processador e trabalhe até que tenham a consistência de, você adivinhou, COMIDA PARA BEBÊS! Se a sua mistura for muito grossa, use um pouco de água ou um pouco de suco de frutas diluído de sua escolha para diluí-lo. Acho que uma mistura de suco de maçã / água 50/50 funciona bem.
Que tal frutas? Eu sei o que você está pensando, que tal frutas? Isso é fácil. Maçãs e peras devem ser removidas, descascadas e esquartejadas. Damascos, pêssegos e ameixas devem ser branqueados, descascados e sem caroço. Depois disso, coloque-os em uma panela em fogo médio-médio-baixo e deixe quebrar. Adicione um pouco de água ou suco aguado se começarem a grudar. Assim que parecerem bons e macios, processe como de costume. Se você acha que pode descascar os damascos, os pêssegos ou as ameixas sem escaldar, vá em frente. É um trabalho difícil, mas se você estiver em condições...
Aprimore com add-ins: agora que você tem uma boa base, experimente. Se não tem um gosto bom para você, você realmente acha que a criança vai comer? Você não está procurando a qualidade da estrela Michelin, apenas palatabilidade. Pense em diferentes combinações de sabores que podem agradar a você. Misture duas bases diferentes. Adicione algumas frutas amassadas. O céu é o limite!
Guarde-o: a melhor parte de fazer sua própria papinha é o armazenamento. Não há mais latas cheias de potes de vidro, não há mais armários entulhados de cenouras com creme. Pegue algumas bandejas de cubos de gelo e um rolo de filme plástico e pronto. Despeje, coloque com uma colher ou extrude seu produto nas bandejas de gelo, cubra e congele por pelo menos 6 horas. Quando estiverem sólidos, retire-os e coloque-os em um recipiente grande com tampa. Coloque-os de volta no freezer e eles ficarão frescos por cerca de 2 semanas. Depois de um mês, eles ainda serão comestíveis, mas não tão saborosos.
Algumas coisas que devemos e não devemos fazer: embora seja um processo bastante simples, existem algumas regras rígidas e rápidas sobre o que você pode ou não fazer.
Do combinar diferentes frutas e legumes para criar novas sensações de gosto!
Não adicione laticínios de qualquer tipo.
Fazer espinafre vapor e cenoura e aipo topos como add-ins. Basta usá-los com moderação e processá-los com os líquidos com os quais foram cozidos.
Não use adoçantes como açúcar ou Splenda. Isso iria contra o propósito, não? Nunca use mel! bebês com menos de 12 meses podem contrair botulismo infantil por comer mel.
Fazer ferver frutos secos como passas, cerejas, ameixas arandos, ou em uma pequena quantidade de água como um suplemento de pré-processamento no.
Não adicione fórmula ou leite materno à mistura. Pode parecer um bom plano, mas é simplesmente errado.
Não carregar o produto acabado em um saco de confeitar ou zip saco de topo com o canto cortado para expulsar a mistura em formas de gelo.
Não use abacate, banana ou frutas cítricas nas misturas. Esses alimentos precisam ser servidos frescos e não devem ser aquecidos, congelados ou processados. Eles saem de suas peles mais ou menos prontos para bebês, então por que mexer com a perfeição?
Fazer comida de bebê é direto, divertido e frugalmente gratificante. Tudo o que você precisa é de um pouco de tempo, alguns conhecimentos gerais de culinária e a vontade de fazer comida melhor e mais barata para o seu filho. Não se preocupe em esterilizar as bandejas de cubos de gelo primeiro ou certificar-se de que o plástico não toque no balcão antes de usá-lo. As crianças precisam ser expostas ao mundo exterior se quiserem viver nele. Portanto, desligue o computador e comece a cozinhar!