Como reconhecer sinais de crianças abusadas sexualmente?
Sr. Mário Aguiar
• 3 min de leitura
O abuso sexual nunca deveria acontecer a qualquer criança. No entanto, é relatado que cerca de 80.000 crianças são abusadas sexualmente todos os anos. Deve haver tolerância zero para qualquer tipo de abuso.
Como pai, você tenta proteger seu filho e mantê-lo longe do perigo. Você ensina a ele os perigos de falar com estranhos, como não entrar no carro com alguém que ele não conhece e como nunca pegar doces de pessoas com quem ele não está familiarizado. É ainda mais difícil agora com o acesso das crianças à Internet e tendo seus próprios celulares para controlar com quem falam.
Existem sinais de alerta a serem observados para ajudar a identificar crianças que foram abusadas sexualmente.
Cuidado com os sinais físicos. Dependendo da idade, verifique a genitália de seu filho, especialmente se ela reclamar de que está doendo. Procure qualquer vermelhidão, dor, sangramento, hematomas e inchaço. Observe se ela tem dificuldade para andar. Se você notar algum desses sinais físicos, leve a criança ao pediatra imediatamente.
Seja sensível a quaisquer mudanças comportamentais. Você conhece a disposição de seu filho. Se você notar de repente qualquer mudança, como acessos de raiva, mau humor, mau humor ou retraimento, descubra o que está errado. Ele pode começar a ser reservado, com medo ou até mesmo deprimido. Se ele demonstrar medo repentino ao ir a um lugar específico ou ao visitar alguém que você conhece, preste atenção. Muitas vezes, as crianças são abusadas sexualmente por alguém que já conhecem e em quem confiam, como um parente, um cuidador ou o namorado dos pais. Se uma criança demonstrar antipatia ou medo repentino, mesmo com a menção do nome, descubra o que está errado.
Se seu filho começar a se machucar ou mostrar sinais de baixa auto-estima, esteja avisado.
Fique atento a infecções do trato urinário ou outras infecções da bexiga. Não se automedique. É melhor você levar seu filho ao pediatra para que ele possa ser avaliado. Os médicos poderão verificar se há outros sinais dos quais você pode não estar ciente.
Se seu filho urinar de repente na cama ou tiver problemas de controle da bexiga, pode haver um problema. Outro sinal é a incapacidade de dormir ou ter pesadelos.
Se você notar que seu filho começa a agir de maneira sexualmente provocativa ou sexualmente agressiva, preste atenção. Observe como ele brinca com outras crianças, especialmente as brincadeiras de fingir. Se ele começar a acariciar a genitália de seu companheiro ou a ensiná-los a fazer coisas sexuais, interrompa casualmente as brincadeiras e separe as crianças. Adolescentes e adolescentes podem até mesmo se envolver em atividades sexualmente promíscuas com seus colegas.
Se seu filho lhe disser que alguém o tocou de maneira estranha ou o fez sentir coisas engraçadas, ESCUTE! Nunca subestime o que seu filho lhe diz, porque as crianças não mentem sobre essas coisas.
Não cometa o erro de pensar que, desde que seu filho esteja tirando boas notas e evitando problemas na escola, ele está bem. Embora algumas crianças abusadas possam apresentar baixo desempenho acadêmico e comportamento disciplinar na escola, algumas vítimas de abuso conseguem trabalhar na escola e esconder seu segredo.
Entre em contato com os encarregados da aplicação da lei
Se você suspeitar que o pior aconteceu com seu filho, leve-o a um pediatra imediatamente e entre em contato com as autoridades. O abuso deve parar imediatamente e dar ao seu filho a ajuda de que ele precisa imediatamente.