Quantas vezes você já passou por uma situação em que pensa: "O que eles vão pensar de mim se eu fizer isso ou aquilo?" Ou, "Talvez esta pessoa pense que eu não sou bom o suficiente para realizar esta atividade", ou "é melhor se eu não perguntar porque vou parecer um idiota", entre outros pensamentos? Na maioria das vezes, respondemos a nós mesmos com a resposta precisa que visa nos permitir ver o pior de nós mesmos.
Imagine que você está prestes a comprar uma nova câmera digital e o vendedor está lhe contando todas as funções espetaculares que ela possui. Você não entende nem a metade da explicação e começa a criar pensamentos como: "Ai meu Deus, eu não entendo nada que esse cara está me dizendo. E agora, se eu pedir a ele para explicar de novo, ele vai pensar que Sou completamente estúpido. Vou ler o manual quando chegar em casa ". Normalmente, você acaba comprando a câmera, sem entender para que serviam as funções espetaculares e nunca lendo o manual.
Vamos considerar outra situação típica de quem adora ir à academia e fazer exercícios. Aí está, aquele lindo equipamento de ginástica que você nunca usou antes. Você vê um cara que se aproxima, senta e faz um exercício maravilhoso porque evidentemente é um especialista e sabe manejar a máquina. Você também quer ir para lá, mas o fará pela primeira vez; portanto, seus medos formulam pensamentos como: "Se eu for lá, todo mundo vai olhar para mim e perceber que não sei como usar a máquina. Claro, o outro cara sabia. Ele provavelmente vem há anos e é por isso que ele é um especialista agora. Vou parecer um idiota fraco na frente do resto ". Finalmente,você não realiza o exercício e sua oportunidade de queimar um pouco mais de calorias e construir músculos serão perdidos.
Ei, e quando você encontrar seus antigos colegas de escola novamente na grande reunião. Você pensa em todas as pessoas que não vê há anos e, é claro, deseja que elas saibam que você fez algo maravilhoso por si mesmo todos esses anos. É evidente que você não quer ser visto como um 'ninguém', mas é possível que alguns de seus ex-colegas tenham se saído melhor do que você. Quantos deles ficarão lindos, esplêndidos e fabulosos? É nesse ponto que você deixa todos aqueles sentimentos de insegurança entrarem em sua mente. Duas coisas podem acontecer: uma, você decide não ir. Ou dois: no minuto em que você entra na reunião, sua atitude só pode ser comparada à de um dos seres humanos mais detestáveis da Terra.
As três situações mencionadas acima têm algo em comum: todas representam seus medos e insegurança. Ao final de cada uma delas você reafirmará seus pensamentos porque a única pessoa estúpida que comprou uma câmera digital e não sabia como usá-la é você; o idiota que perdeu a oportunidade de aprender a usar uma máquina nova na academia e queimar mais calorias foi você. E o único não comparecimento incapaz de compartilhar experiências, ou o indivíduo desagradável que não conseguia manter uma boa conversa com seus antigos colegas de escola, foi você. A coisa mais difícil de perceber quando estamos no meio desse tipo de situação é que nem o vendedor, as pessoas na academia, nem seus antigos colegas de escola estavam prestes a se beneficiar de suas ações e era totalmente inútil reagir de acordo com o que eles pensariam. A única parte afetada era você e seus pensamentos estavam promovendo informações tão negativas que, inconscientemente, você estava projetando os mesmos sentimentos nas pessoas ao seu redor. Então, como mudar a percepção que os outros têm de cada um de nós? Vou resumir em quatro etapas fáceis:
Pare de se perguntar o que os outros vão pensar de você. Apenas concentre-se em ser você mesmo e faça o melhor que puder. Talvez às vezes sintamos o "olhar maligno" de outros que estão nos julgando por causa de nossas ações, mas precisamos pensar que eles provavelmente estão tão infelizes sendo eles mesmos que não podem apreciar o que há de bom nos outros.
Você não é estúpido, idiota ou ninguém. Bem, você pode ser estúpido, idiota e ninguém apenas se quiser. Mas entenda que não precisamos saber tudo sobre tudo. Somos apenas seres humanos que aprendem um pouco todos os dias. Se estiver recuperando dinheiro para comprar um novo gadget, você tem o direito de perguntar o que quiser antes de fazer o investimento e, se o vendedor ou a mulher não for boa pessoa, escolha outro. Eles estarão perdendo sua comissão. Se você está pagando para perder peso, aprenda a usar todas as máquinas que quiser na academia e peça ajuda do instrutor. Eles estão aqui para ajudá-lo e apoiá-lo. Se você quer que o mundo saiba o quão bem sucedido você é, perceba que apenas as pessoas que realmente se importam com você irão apreciar você por quem você é e não pelo que você tem.
Aprenda a usar a confiança como a ferramenta perfeita para exibir bem-estar. Apenas sentindo-se bem consigo mesmo, você será capaz de demonstrar confiança ao seu redor e sobre você. Se você se sente inseguro e começa a ficar chateado com o fato de as pessoas pensarem menos de você, a única pessoa que está entrando nesse lugar é você e, com sua atitude, está orientando os outros a pensarem o mesmo. O resultado: eles terão uma percepção equivocada.
Esteja ciente de que você não pode controlar a maneira como as pessoas pensam. Dar o melhor de você não é necessariamente traduzido em ser visto como a pessoa mais incrível. Lembre-se de que somos pessoas diferentes: ninguém cresceu nas mesmas condições familiares, sociais e profissionais. Nem todos compartilham os mesmos interesses e hobbies. Esteja confiante em tudo que você conquistou em sua vida e não se importe com os pensamentos de outras pessoas. Essas conquistas são para você e para as pessoas que realmente apreciam você. O resto tem suas próprias vidas e problemas.
Lembre-se de que o que você está sentindo por dentro é o que está projetando para as pessoas ao seu redor, e essa é sua responsabilidade. Procuramos sempre dar uma boa impressão e, se esse for o seu principal objetivo, dê o melhor de si com confiança. Mesmo quando você perguntar algo que não conhece, demonstre confiança e otimismo de que a pessoa que está à sua frente o ajudará. Se essa pessoa não lhe dá suporte de maneira adequada, pode ser porque ela teve um dia muito ruim e não consegue pensar em mais nada, ou porque ela é a estúpida.
Ao mesmo tempo, você não é responsável pelo que o resto do mundo quer pensar sobre você, apesar de suas boas ações. Só podemos controlar o que cada um de nós faz e pensa. Apenas sinta-se feliz sendo você mesmo.