Saber quando consertar uma amizade desfeita é uma daquelas decisões difíceis na vida. Infelizmente, todos nós contemplamos esse problema em algum momento de nossas vidas. Decidir se vale a pena recuperar uma amizade não é fácil de descobrir; no entanto, aqui estão algumas etapas que você deve seguir antes de tomar uma decisão.
Etapa um: descubra por que a amizade foi rompida em primeiro lugar. Foi falta de tempo e esforço de alguma das partes? Houve um conflito que vocês dois tiveram? Agora pergunte a si mesmo: "Por quê?" Por que houve falta de esforço? Por que houve um conflito?
Amizade quebrada
Segundo passo: Coloque-se em seus sapatos. Você gostaria de consertar uma amizade fraturada consigo mesmo, dadas as circunstâncias? Como eles poderiam estar se sentindo em relação à amizade?
Terceiro passo: repasse a história de sua amizade. Houve mais momentos bons do que ruins? Você estava sempre reclamando que esse amigo em particular se aproveitou de você? Há quanto tempo você os conhece? O conflito falou sobre o tipo de pessoa que eles são?
Passo Quatro: Faça um script de teste e revise-o com alguém de sua confiança. No roteiro, diga o que você diria ao seu amigo. Você ainda fica com raiva quando repassa o roteiro? Você acha que está se defendendo? Nesse caso, você ainda pode estar muito chateado com a briga. Tente escrever uma carta para seu amigo e dizer tudo o que você precisa dizer, mas não a envie pelo correio. Isso o ajudará inicialmente a colocar tudo para fora. Depois de fazer isso, deixe passar uma ou duas semanas. Se você ainda estiver muito bravo, pode não ser uma boa ideia reacender a amizade. No entanto, se você se sentir mais calmo, pode ser uma boa ideia consertar a amizade rompida.
Amizade quebrada
Quinto passo: Neste ponto, você está um pouco mais adaptado aos fatos e sentimentos que o ajudarão a decidir se consertar a amizade rompida vale seu tempo e esforços. Se você ainda não tem certeza, tudo bem. Não tenha pressa, pode ser disso que você precisa - Tempo.
Uma palavra de cautela deve ser dita, no entanto. Tentar consertar uma amizade desfeita ou qualquer tipo de relacionamento exige mais de uma pessoa. A outra parte deve ser receptiva ou disposta a fazer o mesmo. Tente não ficar muito chateado se seu amigo ainda não estiver pronto. Todo mundo é diferente quando se trata de enfrentar um conflito ou dilema. Permitir que seu amigo tenha o espaço de que ele precisa pode ser difícil, mas provará ser respeitoso. Mostrar respeito durante esse período de provações pode fazer com que a restauração da amizade valha ainda mais a pena. Também ajudará a ganhar respeito em troca.