Quer você seja um recém-formado ou um professor veterano, você precisa preparar um portfólio abrangente de professores ao se candidatar a um emprego. Um portfólio não contém apenas seu currículo usual, curriculum vitae e carta de apresentação. Mais importante, seu portfólio deve mostrar o seguinte: quem você é como professor, o que você ensina, como ensina, além de suas filosofias de ensino. Nos dias de hoje, o mercado de trabalho tem se tornado cada vez mais competitivo e seletivo. Você deve ter aquele algo extra que irá imediatamente considerá-lo para o trabalho. Um portfólio bem organizado ajudará nisso. Leia e aprenda a preparar um portfólio de professores profissionais.
Apresente seu curriculum vitae. Um curriculum vitae mostra um resumo de sua formação educacional e profissional. Distribua uma página para cada um dos seus detalhes acadêmicos e profissionais. Liste os nomes das escolas que você frequentou desde o ensino fundamental e indique os anos inclusivos que você passou em cada uma. Liste as homenagens e prêmios importantes que você recebeu. Liste os principais concursos em que participou e os cargos importantes que ocupou. Para a formação profissional, liste os empregos que teve desde o primeiro até o mais recente. Liste os nomes das escolas e outras instituições educacionais com as quais você trabalhou. Indique o cargo ou posição e os anos inclusivos passados em cada um. Indique as disciplinas que ministrou e os tipos especiais de aulas ministradas, se houver. Descreva também resumidamente suas principais responsabilidades, tarefas e realizações em cada posição.Para o recém-formado sem experiência de trabalho ainda, inclua qualquer treinamento, estágio ou experiência voluntária que você teve.
Inclua uma lista de palestras ou seminários assistidos. Inclua apenas os mais importantes dos quais você participou, como aulas de TI ou gerenciamento e seminários de desenvolvimento profissional. Indique as datas inclusivas e o título do seminário. Descreva resumidamente do que se trata e o que você realizou ou alcançou.
Destaque outras habilidades relevantes. Informe os possíveis empregadores se você tem interesses, talentos e habilidades que podem complementar seu ensino. Alguns exemplos são habilidades de computação e pesquisa, habilidades de TI, habilidades de gerenciamento, fluência em língua estrangeira, habilidades de escrita ou habilidades artísticas. Algumas dessas habilidades serão úteis, especialmente se você estiver lidando com crianças, alunos estrangeiros ou alunos especiais que exigem mais paciência e criatividade.
Apresente suas filosofias de ensino exclusivas. Inclua resumidamente uma declaração que descreva seus estilos de ensino, estratégias, metodologias e filosofias. Cada professor é único e terá diferenças nessas coisas. No entanto, muitas declarações já parecem familiares e não originais para os empregadores em potencial. Para realmente se destacar e ser considerado, você precisa encontrar algo único e específico em você que possa oferecer aos seus alunos, à instituição ou à própria profissão docente. Lembre-se de incluir como você efetivamente incute aprendizado, valores e disciplina em seus alunos. Discuta resumidamente como você lida com situações disciplinares.
Inclui amostras. Para tornar seu portfólio mais pessoal, único e profissional, inclua amostras de seu trabalho. Isso inclui cópias de seus planos e atividades de aula individuais. Inclui um programa do curso. Inclua fotos da aula e selecione os melhores trabalhos de seus alunos. Ao incluir amostras, você só precisa escolher pelo menos duas das melhores. Você não precisa colocar tudo. Para cartas de avaliação, inclua pelo menos três - uma de seu professor universitário, uma de seu empregador ou supervisor anterior e uma de um colega.
Mantenha uma aparência profissional. Crie o conteúdo do seu portfólio usando um processador de texto como o Microsoft Word. Digite todas as informações primeiro. Use um estilo de fonte padrão simples, como Times New Roman, e o tamanho de fonte padrão de 12. Forneça espaço suficiente entre as linhas para uma leitura fácil - 1,5 é o ideal. Mantenha as margens de 1" em todos os lados. Edite e revise seu documento antes de imprimir. Imprima em folhas de papel tamanho carta limpas e sem rugas. A primeira página deve ter o título" Portfólio de professor profissional "no meio. Inclua seu nome completo na parte inferior direita da página.
Torne-o organizado e de fácil leitura. Para tornar seu portfólio mais organizado e fácil de ler, você pode distribuir conteúdos semelhantes em apêndices. Por exemplo, seu primeiro apêndice pode incluir o programa do curso e descrições. Seu segundo apêndice pode incluir exemplos de planos de aula e atividades de classe. Seu terceiro apêndice pode incluir todos os seus formulários de avaliação e avaliação profissional. Outro apêndice pode conter fotos da turma ou exemplos de trabalhos dos alunos. Lembre-se de agrupar conteúdos semelhantes.
Os empregadores sempre procuram o melhor em um grupo de candidatos em potencial. Ter as credenciais certas, além de um portfólio bem organizado, pode ser apenas a vantagem de que você precisa para conseguir o emprego de professor ideal.
Dicas rápidas:
Mantenha-o organizado, simples, coerente e direto. A apresentação também é tão importante quanto o conteúdo.
Não se esqueça de incluir seus dados de contato - endereço residencial, números de contato e endereço de e-mail.