O divórcio pode ser uma das decisões mais difíceis (ou, na verdade, a mais fácil) que alguém pode tomar na vida. Mas se seu relacionamento com seu cônjuge se tornar insuportável e restritivo demais, isso não o ajudará mais a crescer como pessoa, talvez você apenas precise pedir o divórcio. Embora o divórcio seja um tópico muito comum nos tempos modernos, nem todo mundo sabe como fazer isso quando finalmente decide levá-lo adiante.
Você começa o divórcio preenchendo a papelada necessária, as petições ou intimações de divórcio. Todas as informações sobre seu casamento estão listadas nas petições de divórcio, bem como os motivos pelos quais você está solicitando o divórcio. Você arquiva isso em um tribunal. Normalmente, o tribunal adequado para entrar com o processo é aquele que está dentro da jurisdição de onde seu cônjuge reside atualmente.
Potencialmente estranho
Depois de cumprir a papelada, você precisa entregar os papéis do divórcio ao seu cônjuge. Na verdade, você pode fazer isso sozinho, mas é potencialmente estranho, pois você prefere evitar qualquer contato com seu cônjuge antes do divórcio propriamente dito. Portanto, aqui estão algumas opções diferentes para ajudá-lo a entregar os papéis do divórcio.
Entrega pessoal. Os papéis do divórcio podem, na verdade, ser trazidos à mão. Mas, como você prefere evitar estranheza, pode pedir a outra pessoa que entregue pessoalmente os papéis do divórcio ao seu cônjuge. Certifique-se de que essa pessoa tenha mais de 18 anos. Além disso, essa pessoa não deve ser seu filho. Lembre a pessoa para que seu cônjuge assine e afixe a data no papel de Aceitação do Serviço. Isso verifica o recebimento dos papéis do divórcio.
O xerife ou servidor de processo. Você pode abordar o xerife ou um servidor de processo para trazer os papéis do divórcio para você, se ninguém mais puder trazer os papéis para você. Certifique-se de que a pessoa que está entregando os papéis para você assina o formulário de comprovante de serviço quando os papéis forem entregues.
Correio certificado. Na verdade, os Correios ainda estão em serviço nesta era da Internet e do e-mail. Ao enviar pelo correio, você tem a opção de garantir que o destinatário receba pessoalmente sua correspondência. Isso é chamado de correio de primeira classe e exigiria uma taxa nominal. Os Correios entregarão os papéis do divórcio ao seu cônjuge e pedirá que ele assine um cartão destacável. Isso será enviado de volta para você e servirá como prova de serviço.
Publicação. Se tudo mais falhar, o tribunal pode permitir que uma citação seja feita por publicação. Por uma taxa, você pode anunciar sua petição de divórcio no jornal que provavelmente será lido por seu cônjuge. Para prova de serviço, você precisaria garantir uma cópia do anúncio de jornal informando por quanto tempo o anúncio foi veiculado.
Se todos esses métodos falharem, você mesmo pode entregar os papéis para garantir que seu cônjuge os receba.
Quando você já puder entregar os papéis do divórcio, será o momento de obter ajuda legal e emocional para ajudá-lo a superar o divórcio.