Como dizer à sua esposa que você deseja o divórcio?
Andres Luis Fonseca Jr.
• 3 min de leitura
O casamento dá muito trabalho e, às vezes, mesmo o melhor dos casais pode chegar a um ponto em que as diferenças se tornam irreconciliáveis. Se você perceber que deseja se divorciar de sua esposa, veja como fazer isso.
Esgote primeiro todas as vias de reconciliação. Antes de ligar para o seu advogado, certifique-se de ter feito tudo o que pode para salvar o casamento, em vez de obter uma solução rápida. Tente aconselhamento matrimonial com diferentes conselheiros ou com o seu pastor ou terapia de casal primeiro. Não recorra ao divórcio ao primeiro sinal de conflito. Faça uma séria busca da alma e meditação para saber que tomou a decisão de um lugar de clareza.
Espere até que vocês dois estejam calmos. Nunca ameace o divórcio durante uma discussão acalorada. É melhor esperar até que você tenha pensado muito sobre isso e ambos estejam calmos. Se vocês têm filhos juntos, certifique-se de que eles não estejam na mesma sala enquanto você menciona o divórcio.
Seja honesto e claro. Diga a ela exatamente por que você quer o divórcio. Não atribua a culpa apenas ao seu cônjuge pelo fracasso do casamento. Se você decidir que quer terminar seu relacionamento porque teve um caso e quer seguir em frente, diga a ela. Não seja vago sobre querer espaço ou precisar de um tempo longe, apenas diga "Eu quero o divórcio". Não entre em outra discussão enquanto diz a ela.
Conte a ela antes de contar ao seu advogado ou a qualquer outra pessoa. Por respeito ao seu cônjuge, é melhor falar primeiro com sua esposa e não deixá-la ser a última a saber. Portanto, não conte para sua família, amigos e filhos antes de contar para sua esposa.
Não deixe os papéis do divórcio falarem. Conte para sua esposa pessoalmente em um ambiente calmo e privado. Ninguém quer saber de seu casamento e de sua vida, pois sabem que acabou por documentos legais.
Aborde as questões financeiras, especialmente as questões de cuidado infantil antecipadamente. Se você assinou um acordo pré-nupcial, as coisas devem ser claras. No entanto, se você não fizer isso e sua esposa é financeiramente dependente de você, você quer dizer a ela que você está disposto a pensão alimentícia paga e apoio à criança. Você não precisa entrar nos detalhes sangrentos da separação da propriedade ainda ou exatamente quanto você será capaz de desembolsar em pagamentos mensais de pensão alimentícia após o divórcio. Você provavelmente precisará dos advogados presentes para fazer isso, pois as coisas podem ficar complicadas.
Reitere que você deseja continuar envolvido com as crianças. Diga a ela que, mesmo que você não possa mais permanecer casado, ainda deseja ser um pai ativo na vida dos filhos. Por causa disso, você vai querer ser civilizado um com o outro.
O divórcio nunca é fácil para ninguém, e dizer ao seu cônjuge que você deseja terminar o casamento é o primeiro passo em direção à sua nova vida. Após a discussão, decida contar às crianças juntos.