Nossos pais são nossa luz guia. Amá-los é o melhor presente que poderíamos dar a eles, independentemente de termos um relacionamento próximo com eles ou não. Mesmo que eles não sejam os melhores e perfeitos pais, ainda precisamos respeitá-los em todos os momentos e tentar mostrar nosso amor, apesar de suas imperfeições. Aqui estão alguns conselhos simples sobre como você pode mostrar seu amor por sua mãe e seu pai.
Mantenha a comunicação constante. A maioria dos relacionamentos falham devido à falta de comunicação constante. Não tenha medo de se abrir para eles. Faça um esforço consciente para incluí-los em sua vida, compartilhando seus pensamentos, sentimentos, opiniões, crenças, esperanças, sonhos e aspirações. Inicie conversas durante as refeições, enquanto assiste TV e realiza tarefas domésticas. Reserve um tempo durante o dia ou no fim de semana apenas para criar laços familiares e conversar sobre qualquer coisa que você queira falar. Longas distâncias ou até mesmo um estilo de vida agitado não são desculpas válidas para não manter contato com seus pais. Se você mora longe deles, um simples telefonema de vez em quando perguntar como estão não faria mal. Faça uso da tecnologia - envie mensagens de texto, e-mails, escreva cartas e envie cartões de felicitações. Coisas simples como essas fariam com que eles se sentissem bem, porque você dedicou tempo e esforço para se conectar com eles.
Dê respeito e você o merecerá também. É verdade que, se você tratar uma pessoa com respeito, é mais provável que seja tratado com respeito também. Discussões, brigas e situações de conflito são normais em um relacionamento entre pais e filhos. Mas isso não significa que você tenha o direito de gritar e insultar seus pais. Controle-se e mantenha o controle da situação. Explique sempre o seu lado com clareza e calma. Espere que eles respondam e ouça seu lado também. Não recorra à violência ou palavras ofensivas. Não seja grosso. Se você prometer algo a eles, seja fiel à sua palavra. Respeite suas opiniões e crenças. Tente entender de onde eles vêm porque são pais e por mais clichê que possa parecer, eles querem o que é melhor para nós.
Tenha um grande interesse em suas vidas e seu bem-estar. Conheça melhor sua mãe e seu pai. Faça perguntas sobre como era a vida deles quando eram mais jovens ou antes de você ter. Conheça seus objetivos, sonhos, esperanças, interesses, gostos e desgostos. Você ficaria surpreso com a riqueza de informações e percepções que obterá ao continuar a aprender algo novo sobre eles. Também tome nota de suas disposições, peculiaridades, irritações de animais, todas as particularidades e pequenos detalhes que compõem quem eles são. Preocupe-se com sua saúde geral e bem-estar. Adote uma postura pró-ativa e ajude-os a ter um estilo de vida mais saudável.
Faça o que eles mandam você fazer. Preste atenção aos conselhos que eles lhe derem. Observe lembretes e pedidos simples, como limpar o quarto, levar o lixo para fora, tomar vitaminas e cuidar da sua irmã. Mesmo que você não sinta vontade, faça o que puder. Seja responsável e faça sua parte na família. Quando seus pais virem como você pode ser responsável e capaz, eles confiarão mais em você.
Sempre abra caminho para a compreensão e o perdão. Até os pais cometem erros. Quando houver conflito e tensão entre você e seus pais, é melhor enfrentar a situação de frente, conversar sobre ela e tentar acalmar as coisas o mais rápido possível. Se for algo mais sério e complicado, não feche seu coração aos seus pais, uma vez que eles lhe fizerem mal. Abra caminho para a compreensão e o perdão quando estiver pronto.
Concentre-se em seus pontos positivos e elogie-os por isso. Os pais, assim como os filhos, também precisam de afirmação sobre tudo o que fazem certo. Não prive seus pais de afirmação e elogie-os pelas coisas boas que fizeram por você e pela família. Diga a eles como você é grato pelo estilo de vida confortável que leva, por uma boa educação e por ter recebido todas as coisas de que precisa. Diga a eles como você aprecia certas qualidades e hábitos que o influenciaram positivamente.
Diga-lhes de maneira simples que você os ama e os aprecia. Às vezes, a parte mais difícil para os outros é a parte em que você diz a seus pais que os ama. Dizer eu te amo pode parecer estranho para alguns que não estão acostumados, mas você pode começar com coisas simples, como deixar notas aleatórias com "Eu te amo, mamãe e papai". Continue com algo mais pessoal e significativo como "Obrigado por me preparar o café da manhã / por cuidar de mim / por confiar em mim / por me dar uma mesada suficiente", etc. Comece a dizer eu te amo com as pequenas coisas que você aprecia nelas e, eventualmente, você ganharia mais confiança em dizer a eles o quanto você os ama.
Sem os pais, estaríamos perdidos. Cada dia com eles é uma bênção. Deixe sua mãe e seu pai saberem como eles são importantes por meio de suas ações e palavras.