Simplesmente ter um relacionamento com uma pessoa não garante felicidade, e ser felizes juntos por um tempo não garante um relacionamento saudável a longo prazo. Manter um relacionamento vivo e aberto é um desafio, mas vale a pena o esforço. Aqui estão algumas dicas úteis sobre como manter um relacionamento aberto e saudável com seu parceiro, membro da família, amigo ou colega de trabalho:
A comunicação é um dos ingredientes mais essenciais em um relacionamento. Sem comunicação, resulta em mal-entendidos, argumentos baseados em boatos, inseguranças baseados em pensamentos imaginários e assim por diante. Portanto, para manter um relacionamento saudável e aberto, a comunicação é a chave. No entanto, apenas comunicar seus pensamentos e seus sentimentos pode não funcionar. Você tem que aprender a transmitir seus pensamentos de uma maneira gentil e amorosa, especialmente quando é uma crítica ou uma opinião negativa que você tem que compartilhar. Lembre-se de que, por mais dura que seja a mensagem, sempre há uma maneira mais gentil de dizê-la.
Aceitação é outra chave para um relacionamento duradouro. Existem alguns comportamentos e pontos de vista com os quais podemos discordar, mas podemos aprender a respeitar e aceitar a pessoa, apesar de nossas diferenças. Uma relação harmoniosa e saudável é baseada no respeito mútuo, e com respeito vem a aceitação e a compreensão. Se você sabe que seu parceiro, amigo ou família o respeita e o aceita como você é, você se torna mais aberto e confortável porque não tem medo de ser julgado erroneamente. Isso resulta em uma comunicação ainda mais aberta, pois você não sente a necessidade de fingir ou se esconder.
Confiar na outra pessoa dá a ela a confiança de que é confiável, portanto, ela dá a você o mesmo nível de confiança. Confiar também resulta para a outra pessoa ser mais aberta, e quando ela comete erros ou quebra uma promessa, ela corajosamente o admite para manter sua confiança. Essa é uma boa indicação de que você está tendo um relacionamento saudável e aberto porque ele não acha necessidade de mentir e esconder seus erros. Da mesma forma, vocês se tornam mais honestos um com o outro e isso ajuda os dois a sempre escolherem o que é certo quando precisam fazer uma escolha.
Apoiem os esforços uns dos outros. Evite sentir inveja do sucesso da outra pessoa a ponto de amargurar. Torne-se o maior fã de seu parceiro, a líder de torcida de seu amigo ou o apoiador de sua família. Compartilhar a boa sorte de alguém traz mais satisfação e incentiva seu parceiro, amigo e parente a se sair ainda melhor. Quando uma pessoa alcança sucesso e satisfação em uma área de sua vida, esse sucesso tende a se espalhar para outras áreas de sua vida, incluindo seus relacionamentos. Isso também o beneficiará a longo prazo.
Seja você mesmo. Não adianta fingir ser alguém que você não é se teme não ser aceito. Você só pode aprender a aceitar os outros se começar por você mesmo. Você pode ter alguns problemas e mágoas do passado, e é compreensível que tenha algumas reservas em mostrar o seu verdadeiro eu. Mas também note que se torna mais fácil se você compartilhar seu verdadeiro eu com alguém que é capaz de aceitá-lo como você é. Ser você mesmo o tempo todo ajuda a manter relacionamentos saudáveis com seu parceiro, amigos e familiares.