O cheiro das bactérias que crescem no corpo é chamado de odor corporal. A bactéria conhecida como bromidrose se desenvolve em partes do corpo humano onde há presença de suor, normalmente nas axilas. Esse tipo de bactéria cresce e se multiplica rapidamente de forma que, se não fosse evitada, faria a pessoa cheirar horrivelmente. O odor corporal é influenciado pela dieta, gênero, genética, saúde e medicamentos.
Existem muitos desodorantes e antitranspirantes feitos comercialmente no mercado hoje. Esses desodorantes e antitranspirantes feitos comercialmente, no entanto, às vezes são caros e criam uma reação negativa na pele, deixando as axilas pretas. As diferentes variantes de desodorantes caseiros e como preparar cada um deles em casa são as seguintes:
Desodorizante a seco # 1. Para esta variante, o que você precisa é apenas de bicarbonato de sódio e hortelã ou folhas de louro, se quiser um pouco de fragrância. Encha um saleiro vazio ou uma lata pequena com o bicarbonato de sódio. Adicione algumas folhas de hortelã ou louro, se desejar. Polvilhe uma pequena quantidade de bicarbonato de sódio em uma toalha úmida. Dê tapinhas na axila, não enxágue.
Saco plástico com zíper
Desodorizante a seco # 2. Em um saco plástico com zíper, misture 0,5 xícara de bicarbonato de sódio, 0,5 xícara de amido de milho e algumas folhas de hortelã ou louro, se desejar que tenha um pouco de fragrância. Agite bem e transfira para uma lata com tampa. Aplique com uma toalha seca ou polvilhe diretamente na axila úmida.
Desodorizante líquido # 1. Combine 0,25 xícara de extrato de hamamélis, 0,25 xícara de gel de aloe vera, 0,25 xícara de água, 1 colher de chá de glicerina vegetal e algumas gotas de óleo essencial, se quiser perfumado. Omitir os óleos essenciais torna seu desodorante sem cheiro. Agite bem e transfira para um borrifador.
Desodorizante líquido # 2. Em um borrifador, misture 1 xícara de álcool isopropílico e 1 xícara de bicarbonato de sódio. Misture bem e aplique como faria com qualquer desodorante em spray. O álcool pode irritar alguns tipos de pele, tenha cuidado com a reação de sua pele ao desodorante caseiro.
Os bebedores de vinho têm um cheiro distinto quando suam e as pessoas que gostam de comer alimentos picantes têm um odor corporal muito forte quando suam. O mesmo acontece com quem prefere comer alimentos semi ou crus, como sashimi, sushi e similares. Às vezes, os odores corporais podem ser cheirados como ácido propriônico semelhante ao vinagre, que é semelhante ao ácido acético. Para reduzir ou prevenir o cheiro desagradável, você pode usar desodorantes, antitranspirantes, desinfetantes e sabonetes especiais e boas práticas de higiene. No entanto, existem indivíduos que, mesmo que tomem banho duas vezes ao dia, ainda podem sentir o cheiro desagradável do corpo.
Fazer seu próprio desodorante vai economizar alguns dólares por ano. Com essas quatro variantes de desodorante caseiro fácil de fazer, você pode escolher o mais adequado ao seu tipo de pele. Para evitar o odor corporal, mude de roupa ao tomar banho ou duche. Não repita roupas sujas, principalmente durante o verão, quando a pessoa tende a suar mais.