Como mover um aquário?

Você pode querer ter alguns sacos sobressalentes disponíveis para embalar coisas como seu meio de filtro
Você pode querer ter alguns sacos sobressalentes disponíveis para embalar coisas como seu meio de filtro, que será beneficiado por ser transportado na água do tanque.

Então você gastou muito tempo e dinheiro, sem falar de coração e alma, para criar um ambiente aquático agradável para seus peixes de aquário.

De qualquer forma, o que acontece com o aquário na hora de se mover? Um planejamento cuidadoso é a chave para o sucesso na movimentação de um aquário. Seguir essas etapas simples dará aos seus peixes a melhor chance de chegar com segurança em seu novo ambiente.

  1. Interrompa a alimentação alguns dias antes de se mudar. Não se preocupe; seus peixes não morrerão de fome. Isso limpará o sistema digestivo e evitará que os peixes contaminem excessivamente sua água durante a mudança - muitos peixes criarão resíduos em excesso quando estressados. Os produtos residuais na água roubam o oxigênio da água.
  2. Prepare um refrigerador de isopor limpo de tamanho apropriado. Você colocará sacos de água e peixes no refrigerador, então certifique-se de que haja espaço suficiente para todos os seus peixes. Evite empilhar qualquer uma das sacolas, então tente encontrar um refrigerador com piso grande o suficiente. Adquira refrigeradores extras, se necessário.
  3. Prepare alguns sacos para transportar os peixes. Cada saco precisará ser lacrado; você pode usar sacos com zíper ou sacos padrão selados com elásticos. Uma loja de animais local é uma boa fonte para esses tipos de sacolas. Você pode querer ter alguns sacos sobressalentes disponíveis para embalar coisas como seu meio de filtro, que será beneficiado por ser transportado na água do tanque.
  4. Quando chegar a hora de se mover, planeje mover o aquário por último. Coloque os peixes nos sacos, com cada indivíduo ou cardume no seu saco. Cada bolsa deve ter água suficiente para que seus habitantes fiquem totalmente imersos quando a bolsa for colocada no chão do refrigerador.
  5. Remova a mídia de seu filtro e coloque-a em seu próprio saco com água do aquário. Encha o restante do saco com o máximo de ar possível. Isso preservará algumas das culturas de bactérias benéficas. Coloque este saco no refrigerador junto com os peixes. As culturas de bactérias crescem principalmente no meio do filtro, mas também há bactérias contidas nas plantas e no cascalho (especialmente se o seu filtro for do tipo sob o cascalho); então você pode querer usar o mesmo procedimento para as decorações do seu tanque. As bactérias morrerão quando estiverem fora da água, portanto, coloque-as na água do tanque.
  6. Esvazie o aquário completamente e embale-o com segurança.
  7. Durante a mudança, tente manter a temperatura constante no refrigerador. Os pacotes de calor podem ser úteis se a temperatura externa for muito baixa. Mantenha o refrigerador em um local longe da luz solar direta. Se possível, evite deixar o refrigerador em seu veículo durante a noite. Se você vai passar a noite ao longo do caminho, leve o refrigerador para dentro com você.
    Coloque-a em seu próprio saco com água do aquário
    Remova a mídia de seu filtro e coloque-a em seu próprio saco com água do aquário.
  8. Se estiver viajando por um longo período (mais de um ou dois dias), você precisará repor o oxigênio das bolsas. A maneira mais rápida é abrir os sacos e capturar o ar novo antes de lacrá-los. É ainda melhor se você tiver acesso a uma bomba de oxigênio ou a uma bomba de ar de aquário e alguns tubos de linha aérea.
  9. Quando você chegar ao seu destino, monte o seu aquário o mais rápido possível. Encha-o com água nova condicionada e deixe o filtro (com o meio filtrante salvo) e o aquecedor funcionarem por um tempo para garantir que funcionem corretamente.
  10. Aclimatar o peixe lentamente. Coloque os sacos no tanque por cerca de dez minutos para permitir que a temperatura da água se iguale. Em seguida, abra os sacos e encha cada saco com um copo de água do novo tanque. Faça isso várias vezes em intervalos de cinco ou dez minutos.
  11. Observe os peixes nos sacos com a combinação de água velha e nova. Se eles parecerem saudáveis, pesquise-os e coloque-os no novo tanque. Se eles estiverem correndo ou com falta de ar, despeje um pouco de água da bolsa e siga o processo de aclimatação novamente.
  12. Nas primeiras semanas, observe cuidadosamente os peixes e teste a água. Idealmente, sua mídia de filtro previamente estabelecida permitirá que você transfira algumas das bactérias nitrificantes benéficas do local antigo para o novo tanque, mas você também pode considerar tratar seu tanque com um produto químico como Bio-Spira para impulsionar o ciclo.
Artigos relacionados
  1. Como comprar decorações para aquários?
  2. Como iniciar um lago de carpas?
  3. Como cuidar do peixe Betta: comida de peixe Betta?
  4. Como configurar um aquário de água doce?
  5. Como comprar peixes de água doce?
  6. Como tratar a água do aquário?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail