Escolher o agente imobiliário certo é possivelmente uma das escolhas mais importantes que você fará na vida. Com mais de um milhão de agentes imobiliários na Europa, pode-se presumir com segurança que uma boa porcentagem deles nem sempre atuará no seu melhor interesse. Este artigo tentará destacar algumas das questões mais importantes que precisam ser abordadas ao tomar essa decisão tão importante.
Passo 1
Quem está contratando quem? Não se esqueça de que você está fazendo um grande favor ao agente ao contratá-lo. Considere como se estivesse contratando para um emprego: sinta-se confortável com a ideia de que você é o chefe. Ao entrevistar, faça aos agentes o mesmo conjunto de perguntas, para não acabar comparando maçãs com laranjas.
Passo 2
Escolha um corretor de imóveis, não uma casa! Quando as pessoas decidem comprar uma casa, geralmente vão primeiro procurar uma casa. Quando encontram o que gostam, entram em contato com o corretor. As estatísticas dizem que na maioria dos casos as pessoas não compram o primeiro imóvel de que gostam, mas geralmente ficam com o corretor que contataram. Não é isso que você quer fazer. Você quer saber quem você contratou.
Etapa 3
Escolha uma empresa primeiro! A maioria dos agentes imobiliários não trabalha de forma independente, mas é contratada por uma imobiliária. Antes de escolher um corretor de imóveis, você deve aprender mais sobre as empresas locais que você pode escolher. Você poderia entrar em contato com as empresas e perguntar sobre seu código de conduta, mas no final referências de amigos satisfeitos seriam a melhor maneira possível de evitar as muitas complicações que podem surgir. Quando terminar de escolher a empresa, peça que recomendem alguns de seus melhores agentes para você.
Passo 4
Perguntas, perguntas, perguntas! Quando você finalmente tiver alguém para entrevistar, tenha uma lista de perguntas pronta. Algumas idéias do que você deve perguntar são:
Há quanto tempo você é corretor de imóveis? (As pessoas vêm e vão neste negócio. Você quer alguém que está nele há anos.)
Você trabalha em tempo integral ou parcial? (Não consigo imaginar como você poderia obter a atenção necessária de alguém que tem dois empregos.)
E nos finais de semana? (Se você tiver alguns requisitos de tempo especiais, é melhor discuti-los com antecedência.)
Em que faixa de preço de propriedade você é especialista? (Você quer alguém que tenha experiência no seu tipo de propriedade.)
Quantas vezes vou ouvir de você? (Pelo menos uma vez por semana não deve ser um problema.)
Como você vai comercializar minha propriedade? (Peça amostras de panfletos, classificados de jornais, deixe-os mostrar suas apresentações online.)
Qual é a sua comissão? Como você vai ganhar sua comissão? (1% de 150000 é 1500 - todas as percentagens são importantes.)
Posso obter referências de clientes anteriores? (Quando você receber nomes e números de telefone, ligue para eles.)
Etapa 5
E quanto aos seus sentimentos? As perguntas acima devem ajudá-lo a decidir qual agente é o melhor para as necessidades das pessoas que você entrevistou. O que também importa é como você se sente na presença deles. Não se esqueça de que talvez você precise cooperar com o agente por semanas ou meses; portanto, se não se sentir confortável com ele, não o contrate. Não vale a pena.
Aqui estão algumas palavras sobre marketing. Antes de tomar sua decisão final, compare os materiais de marketing que você recebeu como amostra. Eles são cafonas? As descrições são criativas? Tenha cuidado se você vir algum dos clichês a seguir: Melhor do que novo, Este é um roubo, Não vai durar por esse preço, Bom demais para ser verdade. Você não precisa de um agente cheio de clichês.
Obviamente, esses poucos pontos não podem esgotar todos os problemas com os quais se está lidando ao contratar um corretor de imóveis, mas achei esses os mais importantes depois de passar mais de 20 anos no mercado imobiliário de Toronto. Como disse no início, escolher o corretor de imóveis certo é muito importante, já que uma casa costuma ser o maior investimento individual de uma família. Deixe-me enfatizar os três fatores mais importantes ao contratar um corretor de imóveis:
Obtenha o máximo de referências que puder.
Faça muitas perguntas.
Sentimentos importam - você tem que se sentir confortável perto daquele que escolheu.