Comprar um imóvel não precisa ser um processo complexo e assustador. A chave para o sucesso e a simplicidade é o planejamento. Sim, é uma das compras mais caras que você fará. Mas, é uma das poucas coisas que você vai comprar que irá, com raras exceções, aumentar de valor constantemente. A maioria das pessoas acaba vendo a compra de uma casa como um dos melhores investimentos financeiros que já fizeram em suas vidas. Vamos começar.
Determine seus desejos e necessidades. Esta é uma das partes mais difíceis do processo. Você precisa dedicar algum tempo para determinar o que você e sua família estão tentando realizar. Aqui estão algumas perguntas a serem feitas:
Onde você quer viver? Há muitas coisas que influenciam a decisão sobre a localização. Conveniência para trabalhar, transporte, distrito escolar, amenidades da vizinhança, impostos sobre a propriedade são coisas importantes. Pense neles com antecedência para minimizar o tempo gasto procurando.
Quanto de espaço você precisa? Quartos, banheiros, garagem, quarto familiar, tamanho do lote, quintal cercado, cozinha, sala de jantar, sala de estar. Sua situação atual de vida pode ajudá-lo a determinar quais elementos de uma casa são de alta prioridade, quais seriam apenas amenidades agradáveis e quais seriam assassinos se eles estivessem ausentes. Certifique-se de considerar coisas como eletrodomésticos e ar condicionado. Outras coisas, como evitar cabos elétricos aéreos, estradas movimentadas, lixões próximos e planícies de inundação, devem ser adicionadas à lista.
Quão importante é a condição? Se você estiver disposto a fazer algum conserto, muitas vezes pode conseguir uma casa melhor com menos dinheiro. Decida-se antes de começar a procurar o que você estaria disposto a enfrentar em um projeto de reabilitação.
Quando você quer ou precisa se mudar? Todo mercado tem um ciclo. Durante o período de entressafra, você poderá comprar o mesmo tamanho e tipo de propriedade por menos do que durante a alta temporada de vendas.
Quanto você pode pagar? Você pode querer obter uma pré-qualificação para uma hipoteca, mas verifique seu próprio relatório de crédito antes de dar este passo. Esclareça quaisquer erros com antecedência para que eles não afetem sua pontuação de crédito e, portanto, suas taxas de empréstimo. Uma vez que você esteja pré-qualificado para uma hipoteca, isso vai tirar algumas das suposições para descobrir o preço da casa que você deve procurar. Não diga o que você pode pagar. Os corretores imobiliários podem usar essas informações contra você em suas negociações, se souberem dos números.
Faça algumas pesquisas básicas sobre a área, bem como sobre as propriedades na área. Gosto de ir para abrir casas, ler o jornal local, levar meu cachorro para passear pelo bairro e conversar com as pessoas na rua. Tenha uma ideia dos valores de uma casa para que esteja preparado para fazer uma oferta quando encontrar o imóvel certo.
Alinhe sua equipe. Você precisará de um advogado imobiliário e de um inspetor residencial. Faça o dever de casa com antecedência, obtenha referências e entreviste-os. Certifique-se de que o advogado é especialista em imóveis e que o inspetor residencial é licenciado e segurado.
Decida se deseja lidar diretamente com os proprietários. Se você se sentir à vontade para lidar diretamente com os proprietários, pode enviar um recado a todos os proprietários em seu bairro de destino, dizendo-lhes que está interessado em comprar uma casa em seu bairro. Isso pode expulsar proprietários que estão interessados em vender, mas ainda não chegaram a listar suas casas. Isso poderia permitir que você obtivesse um preço melhor de um proprietário que não precisaria arrumar sua casa, aguentar o tráfego de pedestres produzido pela listagem de sua casa, esperar a chegada de um comprador e pagar uma comissão a um corretor. Economizar todo esse tempo, complicações e despesas geralmente faz com que valha a pena para eles fazerem uma pechincha.
Contrate um agente imobiliário local (apenas se você decidir pular a etapa 4 ou a etapa 4 não produziu resultados). Certifique-se de obter referências e entrevistar vários agentes antes de escolher um. Dê a eles a lista de critérios e metas que você estabeleceu para sua pesquisa de propriedades, mas lembre-se de manter o preço de compra alvo em segredo. Dar a eles um intervalo está certo.
Observe as propriedades e acrescente ou corrija as metas e objetivos à medida que avança. Quando você encontrar um imóvel no qual está interessado, peça ao seu agente para lhe dar informações sobre todos os imóveis semelhantes que foram vendidos na área nos últimos 6 meses. Os "comps" vendidos o ajudarão a estabelecer um valor para a propriedade.
Fazer uma oferta. Você deve ter cláusulas em sua oferta que a tornem dependente da aprovação de seu advogado e de uma inspeção residencial aceitável. Ambas as contingências devem ter prazos que refletem o tempo que o advogado e o inspetor escolhidos precisam para fazer o trabalho. Faça a oferta mais baixa do que o preço que você realmente estaria disposto a pagar. Todos pensam que precisam negociar transações imobiliárias. Você precisa ser capaz de fazer algumas concessões ao vendedor, ou ele não se sentirá bem com suas habilidades de negociação.
Se você chegar a um encontro de mentes, ótimo. Se não, siga em frente. A realidade é que existem muitas propriedades que atendem às suas necessidades. Não se apaixone por eles ou você vai pagar muito.
Feche o negócio. Leve o contrato ao seu advogado para revisão, contrate o inspetor residencial (e o inspetor de cupins, se necessário) e siga as etapas necessárias para fechar uma compra em seu estado. Em alguns estados, o advogado conduz o processo. Em outros, a empresa de títulos faz esse trabalho por meio de depósito.