Ao alugar um imóvel, certamente surgirão problemas devido à ausência de um contrato rígido de aluguel entre você e o locatário e as coisas podem ficar perturbadoras. A emissão de um contrato de aluguel de casa salvará você e o inquilino de futuras dificuldades e dilemas. Um contrato de locação abrange termos e políticas relacionadas às responsabilidades, direitos e limitações de ambos os lados quando ocorrem danos e abusos. O contrato também serve como um meio para estabelecer em detalhes as consequências a serem enfrentadas quando os regulamentos acordados não forem observados. Uma reviravolta inesperada pode acontecer a qualquer momento, então você deve fazer um acordo concreto entre você e o locatário para se preparar para tais ocorrências imprevistas. Abaixo estão as diretrizes sobre como você pode escrever um contrato justo de aluguel de casa.
Escreva na seção superior esquerda do contrato seu nome como proprietário e o nome do locatário. Embaixo deve estar o endereço completo da propriedade para alugar, incluindo o número da casa, código de área, rua, cidade, vila, etc.
Indique no primeiro parágrafo os acordos básicos, como a data exata em que o inquilino se mudará para a sua propriedade; também os termos do arrendamento. Isso pode variar de acordo com o que vocês dois combinaram. Pode ser mensal, semestral ou anual.
Informar o inquilino, por meio do contrato, das mensalidades de sua estadia e do valor do depósito antes da sua mudança. Especifique detalhes sobre o pagamento da taxa, como o aluguel deve ser pago e o dia em que deve ser pago. É importante informar devidamente ao locatário a data de vencimento do pagamento do aluguel. Discuta todos os termos e condições para pagamentos em atraso. Por exemplo, deve haver uma taxa adicional para cada pagamento atrasado.
Especifique as condições relativas a danos na propriedade e quem deve ser responsável por futuras reparações e manutenção. É sua tarefa fornecer ao inquilino as necessidades de sua casa antes de se mudar. Agora, uma vez que o inquilino abuse ou abuse de qualquer eletrodoméstico ou bem incluído na propriedade, ele será responsável pelos custos de reparos e manutenção. Informe o inquilino de suas informações de contato para receber relatórios sobre qualquer incidente que possa surgir.
Notifique o inquilino sobre outras regras que você deseja que ele siga, incluindo permitir ou proibir certos animais de estimação dentro das dependências da casa, bem como suas limitações e privilégios. Um modelo perfeito de contrato de aluguel de casa não é tendencioso e não permite leis criminais e imorais. Ele simplesmente indica como as coisas devem ser feitas em conformidade para que você e o inquilino saibam onde se posicionar. Você também pode incluir regras para outras atividades, como permitir que os hóspedes permaneçam na propriedade, mudança de fechaduras, questões relacionadas a descarte de lixo, manutenção de limpeza e estacionamentos. Analise os detalhes e as providências para essas questões. Além disso, você deve saber que tais contratos têm como regra geral permitir alterações para o benefício de ambas as partes.
O inquilino deve estar bem informado de que você irá inspecionar a propriedade de vez em quando. Você deve informá-lo antes de sua visita.
Encerre o contrato de aluguel com suas assinaturas. É aconselhável que você e o locatário assinem juntos na data combinada. Emita uma cópia impressa para ambas as partes.
Tenha uma compreensão clara do conteúdo do contrato legal para ter um fluxo de transação tranquilo e estabelecer um bom relacionamento entre você e seu cliente.