Às vezes, os clientes podem não conseguir pagar o dinheiro que devem à sua empresa no prazo, o que pode causar contratempos financeiros e outros problemas. Acumular pagamentos em atraso é uma das muitas questões com que você, como empresário, teme lidar. A arrecadação de dinheiro tem que ser feita com cuidado, para que o cliente continue fazendo negócios com você. Siga as dicas abaixo para cobrar pagamentos em atraso sem prejudicar seu relacionamento com seu cliente.
O que você precisa:
Número de contato ou informações do cliente
Habilidades de comunicação competentes
Persistência, tato e um pouco de paciência
Entre em contato com o cliente
Em primeiro lugar, entre em contato com o seu cliente e informe-o sobre o pagamento que ele deve ao seu negócio. Faça uma ligação rápida, envie um e-mail ou uma carta para chamar sua atenção e lembrá-los. Se você enviou uma fatura para eles, informe-os sobre isso e confirme se eles a receberam ou não. Seja educado ao lidar com o cliente. Seja assertivo, mas não confrontador, enquanto os convence a pagar.
Faça uso da política de pagamento padrão da sua empresa
Ter este acordo com o seu cliente facilitará as coisas para você convencê-lo a pagar. Você pode usar isso como uma alavanca ao lidar com seu cliente, porque a apólice provavelmente indicará quando e como você gostaria de ser pago. Certifique-se de destacar este acordo ao convencer seu cliente.
Espere pela resposta deles
Há um limite de quanto você pode esperar até que o cliente lhe pague. Pode haver um período de carência de 15 a 30 dias para o cliente pagar, mas, além disso, você precisa ser mais assertivo ao tentar entrar em contato com o cliente novamente.
Se o cliente ainda não puder ou não quiser pagar por sua parte no negócio, você pode usar os seguintes métodos. Mas esteja avisado que usar esses métodos provavelmente afetará seu relacionamento com seu cliente.
Contrate um advogado
Procure aconselhamento jurídico se precisar, mas apenas como um de seus últimos recursos. Siga os conselhos deles em qualquer ação que deseje tomar e mantenha contato com eles caso precise levar o assunto a tribunal.
Apresente uma reclamação Use este método se as suas tentativas anteriores não conseguirem convencer o cliente a pagar-lhe. Desde que o valor do pagamento não seja alto, você pode resolver a questão em um Juizado de Pequenas Causas, mesmo sem advogado. Certifique-se de seguir as instruções do tribunal, responder prontamente às suas solicitações e preparar todos os documentos necessários (por exemplo, cópias de faturas e e-mails para o cliente).
Contrate uma agência de cobrança
Você pode solicitar ajuda externa para ajudá-lo a receber pagamentos, mas apenas se planeja usá-la com seus clientes menos valiosos. As agências de cobrança tendem a usar métodos mais assertivos e podem ser menos diplomáticos em suas negociações. Se você planeja fazer isso, certifique-se de que a agência que você irá contratar seja confiável, confiável e estabelecida há muito tempo.
Certifique-se de ser cuidadoso e diplomático com seus clientes ao solicitar pagamentos atrasados e utilize essas opções de último recurso somente se necessário.