A niacina é uma vitamina solúvel em água que é um componente vital da dieta humana. Também é conhecido como vitamina B3 ou ácido nicotínico e pode ser encontrado em vários tecidos vegetais e animais. Desempenha um papel no metabolismo, produção de energia, circulação sanguínea, saúde cerebral e saúde sexual. Abaixo está um esboço de alguns dos benefícios da niacina.
Auxilia na produção de enzimas e hormônios. A niacina ajuda a regular a produção e a função de mais de 50 enzimas usadas pelo corpo para liberar energia e fazer gordura a partir dos carboidratos. Também é necessário na produção de hormônios sexuais e outros produtos químicos.
Ajuda a manter a saúde sexual. A niacina é conhecida por aumentar a secreção de muco na boca e nos órgãos sexuais, o que pode melhorar a experiência sexual. Homens e mulheres são aconselhados a tomar niacina porque é bom para o fluxo sanguíneo, o que, por sua vez, leva a uma melhor estimulação sexual. Além disso, a niacina tem a capacidade de imitar o rubor natural que homens e mulheres obtêm com a excitação e excitação sexual. Esta é a razão pela qual o termo "Niacina flush" existe.
Previne o diabetes em crianças. Tradicionalmente, a niacina é conhecida por aumentar o nível de glicose no sangue, tornando-se uma opção de tratamento incompatível para diabetes. No entanto, estudos recentes têm demonstrado que a administração dessa vitamina em baixas doses pode auxiliar no controle do diabetes, principalmente em crianças. A explicação para isso é que a niacina ajuda a aumentar o nível de colesterol de lipoproteína de alta densidade (HDL) mais saudável no sangue, o que por sua vez reduz o nível de triglicerídeos e lipoproteínas de baixa densidade prejudiciais à saúde. Além disso, a niacina melhora os lipídios do sangue, que complementam a terapia com estatinas no diabetes tipo 2.
Aumenta o suprimento de sangue e a circulação. A niacina é um componente essencial na produção de glóbulos vermelhos. Também abre os vasos sanguíneos, o que melhora o fluxo sanguíneo e a circulação no corpo. Isso também ajuda a manter a pressão arterial e os níveis de colesterolnormais no sangue.
Ajuda a manter um cérebro saudável. A niacina aumenta o suprimento de sangue e a circulação, que são necessários para o funcionamento do cérebro. Também ajuda a controlar a homocisteína, um aminoácido que danifica os vasos sanguíneos do cérebro. Estudos também relacionaram a ingestão suficiente de niacina à prevenção da doença de Alzheimer e da demência. Em alguns estudos, a niacina provou ser eficaz no tratamento da enxaqueca e na manutenção do bem-estar psicológico.
Auxilia na produção de energia. Um dos principais componentes do metabolismo de gordura, proteína e carboidratos é a niacina. Esse processo metabólico é responsável pela produção de energia necessária ao corpo para realizar suas funções.
Ajuda na desintoxicação. A niacina é um vasodilatador, o que significa que dilata os vasos sanguíneos do corpo, incluindo os capilares. Ao dilatar os vasos sanguíneos, as toxinas que eles carregam, incluindo o colesterol ruim, são eliminadas do corpo. Como tal, você pode encontrar muitos programas de desintoxicação baseados neste princípio.
Esses benefícios mostram claramente que a niacina desempenha um papel na manutenção da saúde. No entanto, em vez de usar suplementos de niacina, é melhor aumentar a ingestão de niacina ingerindo mais alimentos ricos em niacina, como carnes magras, fígado, aves, leite, salmão enlatado e vegetais verdes folhosos.