Como fazer exercícios de fortalecimento do núcleo: exercício e aptidão?

Você também pode realizar uma série de exercícios de solo
Você também pode realizar uma série de exercícios de solo, como esta rotina básica desenvolvida pela Mayo Clinic: rotina básica da Mayo Clinic.

Obtenha dicas para estabelecer um programa de treino básico

Os músculos centrais são os do tronco ou torso, incluindo abdominais, oblíquos, pélvis e músculos das costas. Seu centro de gravidade reside em seu núcleo e cada movimento que você faz se origina aqui. Esses músculos são pequenos e por muitos anos foram negligenciados no desenvolvimento de programas de condicionamento físico. Os gurus do fitness enfatizaram o condicionamento aeróbico e o trabalho dos músculos maiores das pernas e braços. O trabalho básico foi relegado a algumas flexões durante o relaxamento "firme e tonificado" de uma sessão de aeróbica.

Mas um núcleo descondicionado causa problemas; muitas das lesões do início da era do jogging provavelmente se deviam a corredores em boa forma que ignoravam seu núcleo. Com um núcleo forte, você fica mais estável, mais equilibrado e menos sujeito a lesões musculares e dores nas costas.

Muitos atletas de competição também estão percebendo que os músculos centrais são a fonte de força. Para um swing de golfe ou campo de beisebol mais poderoso, um núcleo condicionado é a chave. Como você exercita esses músculos? Experimente estas dicas para ajudá-lo a desenvolver seu próprio programa de exercícios.

  1. Encontre um bom método para exercitar seu núcleo. Pilates é um deles. Outro método é fazer exercícios de fortalecimento do núcleo com uma bola suíça (também conhecida como bola de fitness ou exercício). Esta é uma grande bola na qual você se senta ou deita para realizar seus exercícios. Manter a estabilidade com a bola enquanto você se move exercita automaticamente todos os músculos centrais de uma vez.
    Você também pode realizar uma série de exercícios de solo, como esta rotina básica desenvolvida pela Mayo Clinic: rotina básica da Mayo Clinic
  2. Exercite todos os músculos do núcleo. Muitas pessoas se concentram nos abdominais e ignoram os músculos das costas. Esse desequilíbrio o torna mais suscetível a dores nas costas e lesões. Você pode fortalecer ambos com exercícios de estabilidade do núcleo.
  3. Exercite-se com a barriga "escavada" ou contraída, e a parte interna do abdômen engajada. (Para identificar a parte interna do abdômen, tussa e observe os músculos que se contraem.)
  4. Comece devagar e não exagere. Os músculos centrais não são exercitados automaticamente no decorrer do dia e são pequenos e fáceis de forçar. Atletas que estão em boas condições podem ter músculos centrais fracos, a menos que os tenham exercitado especificamente. Mesmo se você se considerar em boas condições, comece um programa fazendo apenas alguns minutos por dia. Os músculos tensos das costas, em particular, fazem você se sentir aleijado, imaginando se você se machucou seriamente, e mais inclinado a desistir completamente dos exercícios centrais.
Artigos relacionados
  1. Como fazer exercícios abdominais eficazes?
  2. Como fazer exercícios para uma coluna saudável?
  3. Como fazer exercícios de aumento do metabolismo para ganhar músculos?
  4. Como fazer exercícios para o cotovelo de tênis?
  5. Como fazer exercícios isométricos?
  6. Como fazer exercícios de mini trampolim?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail