Como treinar força / equilíbrio em pranchas de equilíbrio de progressão Vew-Do?
Lorena Patrícia de Pires
• 4 min de leitura
Exercícios simples de força, equilíbrio e condicionamento físico
A Vew-Do fabrica pranchas de equilíbrio dinâmico desde 1990. As pranchas de treinamento de equilíbrio dinâmico permitem que o piloto mova a prancha em todas as direções sobre um ponto de apoio denominado rocha. Como a posição do piloto muda constantemente sobre o fulcro, a prancha é dinâmica.
Co-projetado com Burton Snowboards como uma ferramenta de treinamento de snowboard de fácil entrada para uso nos centros de snowboard Learn to Ride da Burton, o treinador de equilíbrio Progression é a primeira prancha de treinamento de equilíbrio estático da Vew-Do. A placa é estática porque mantém uma posição fixa sobre a base. O Progression ostenta um deck de madeira do tipo skate côncavo preso a uma junta esférica giratória e uma base de alumínio sob o centro do deck.
Embora a placa seja estática sobre a base, ela inclina em qualquer ângulo e pode girar 360 graus.
Passo 1
Exercícios de treinamento de equilíbrio:
Borda dos pés - monte a prancha lateralmente com os pés afastados para entrar em contato com a prancha na base (vértice) das extremidades da escavadeira. Encontre o seu centro e equilibre-se uniformemente no tabuleiro. Com os braços estendidos para o lado, dobre os joelhos ligeiramente e aponte os dedos dos pés para a planta dos pés usando os músculos do pé e do tornozelo. Usando o umbigo como um marcador, mantenha o núcleo centralizado sobre os pés. Tire o peso da planta dos pés e traga a prancha de volta à posição original e repita.
Heel afiação - Monte a bordo da mesma forma que fez no exercício toe afiação, mas a borda do calcanhar que você un-weight as bolas de seus pés e transferir a força descendente para os calcanhares. Solte a borda do calcanhar ao tirar o peso para trazer a prancha de volta ao centro e repita.
Progrida para alternar os exercícios de afiação dos dedos dos pés e calcanhares simultaneamente, indo dos dedos dos pés ao calcanhar e vice-versa.
Depois de pegar o jeito, execute os exercícios de afiação dos dedos dos pés e calcanhares, um pé de cada vez.
Rotações - Escolha sua montaria, lateral, escalonada ou em um pé. Gire a parte superior do corpo de um lado para o outro na altura dos quadris. Isso treinará a parte superior do corpo para manter o eixo adequado durante as atividades físicas em que é necessário girar e girar.
Passo 2
Exercícios de treinamento de força: treinamento de força usando pesos livres ou faixas de resistência.
Agachamento - monte a prancha lateralmente com os pés na prancha fora da largura dos ombros, no ápice das extremidades da pá. Usando kettlebells ou halteres, execute um agachamento. Mantenha a cabeça erguida, as costas retas e os quadris para dentro.
Lunges - Monte a prancha verticalmente com um pé para a frente e o outro para trás no ápice das extremidades da pá. Faça investidas usando kettlebells ou halteres e, em seguida, mude as posições dos pés para trabalhar os mesmos músculos em ambas as pernas.
Para realizar agachamentos ou estocadas usando faixas de resistência, enrole uma faixa sob a base de alumínio do Progressão e, em seguida, ajuste sua pegada para cada mão nas faixas para obter a tensão desejada para os exercícios.
Etapa 3
Exercícios de fitness e cardio: vamos agrupar os exercícios de peso corporal, como flexões, na categoria de fitness.
Flexões - coloque as mãos na prancha na largura dos ombros e faça uma flexão.
Treinamento pliométrico - usando a prancha como uma obstrução estática, pule rapidamente sobre a prancha para a frente e para trás. Faça os saltos vertical e horizontalmente. Aumente a intensidade ajustando a duração e a velocidade.
Sumos (oscilador lateral) - Monte a prancha como se fosse fazer agachamento. Com os joelhos dobrados, balance a prancha de um lado para o outro como uma gangorra, alternando o peso e o alívio das pernas direita e esquerda. Basta aumentar a velocidade para aumentar a intensidade.
Daffys (oscilador vertical) - Monte a prancha como se fosse fazer investidas. Com os joelhos dobrados, balance a prancha para frente e para trás como uma gangorra, alternando o peso e o alívio das pernas dianteiras e traseiras. Troque as posições das pernas e repita. Aumente a velocidade para aumentar a intensidade.
Passo 4
Treinamento de equilíbrio específico do esporte: Dependendo do esporte, adapte os exercícios de treinamento de equilíbrio usando o equipamento usado no esporte escolhido. Comece pegando, jogando, batendo e footwork no tabuleiro. Aqui está uma pequena lista de equipamentos esportivos.
Além dos benefícios gerais para a saúde, muitos técnicos, treinadores, atletas e fisioterapeutas agora incorporam alguma forma de treinamento de equilíbrio usando vários planos de movimento em suas rotinas gerais de treinamento.