Livros de dieta abundam, e alguns deles aparentemente até contradizem uns aos outros. Então, como você escolheria um livro de dieta que funcionaria melhor para você?
Considere suas preferências alimentares e estilo de vida. Não aspire a um programa de dieta que seria difícil para você manter a longo prazo. A chave aqui é ter certeza de que a dieta pode ser viável e integrada de forma gerenciável a um estilo de vida que você manteria, de preferência por toda a vida. Isso também o ajudaria a evitar tendências prejudiciais à dieta ioiô ou a tendência de perder peso rapidamente e, em seguida, ganhá-lo novamente com a mesma rapidez.
Pergunte a si mesmo: você prefere comer grandes refeições completas até ficar satisfeito, ou gostaria de comer pequenas porções a cada poucas horas? Você seria capaz de evitar doces e chocolate, ou prefere ter uma dieta que forneça um subsídio para ocasionalmente chocolate amargo rico? A partir dessa avaliação preliminar de suas preferências pessoais, escolha os programas de dieta que mais lhe agradariam.
Pesquise dietas saudáveis. Procure as características da dieta - o que eles prometem? Quais grupos de alimentos estão envolvidos? Desconfie de dietas que parecem ser da moda. Essas dietas da moda geralmente prometem "alimentos milagrosos" que queimam gordura em um ritmo mais rápido do que o normal, e também costumam restringir sua dieta apenas a determinados alimentos. Essas dietas da moda não são saudáveis, pois limitariam a ingestão de outros nutrientes de que seu corpo também precisa.
Veja quem criou o programa de dieta - ele é um nutricionista certificado ou um profissional médico? Você pode optar por pesquisar mais sobre o autor, os efeitos da dieta (veja se há alegações de que a dieta é ineficaz ou mesmo perigosa) e como é fácil de mantê-la.
Consulte seu nutricionista ou médico. Consulte seu médico especialmente sobre os aspectos médicos de sua dieta. O programa de dieta será benéfico para você, considerando seu histórico médico e experiência? Se não, que tipo de dieta funcionará melhor para você? Você deve obter a aprovação expressa do seu médico para o plano de dieta que deseja iniciar, para se certificar de que não teria nenhum efeito adverso sobre a sua saúde.
Confira a comida envolvida. Dê uma outra olhada nos alimentos específicos envolvidos no programa de dieta e veja sua disponibilidade no supermercado local. O programa de dieta é de um país diferente e inclui alimentos ou ingredientes que não estão disponíveis localmente? Você pode verificar alternativas para aqueles alimentos específicos que não estão disponíveis ou pode optar por obter outro livro de dieta.
Junte-se a grupos de apoio. Junte-se a grupos de vigilantes de peso em sua área. Você não apenas poderá obter um apoio valioso de pessoas que compartilham a mesma situação, mas também poderá se beneficiar de suas próprias experiências dietéticas. Pergunte a eles suas opiniões sobre sua dieta, se funcionou para eles ou não. Esta informação seria muito valiosa para ajudá-lo a escolher aquele livro de dieta que você seguirá.
Em sua busca pelo livro de dieta que mais se adequa a você, lembre-se de empregar uma gestão sólida e bom senso. Além disso, certifique-se de ter expectativas realistas e de ter saúde em longo prazo e não apenas uma dieta radical de emergência. Boa sorte!