Azeite virgem extra - prensado a frio - primeiro prensado - não filtrado - leve - puro - escolher o azeite de oliva tornou-se quase tão difícil quanto escolher o vinho. A maneira como você deseja usar o óleo determina como você escolhe o óleo. Alguns azeites são melhores para fritar e refogar, enquanto outros devem ser usados exclusivamente para regar em um prato segundos antes de servir.
Saiba como deseja usar o óleo específico. O azeite de oliva pode ser usado em marinadas e molhos para salada, fritar e refogar e para finalizar pratos. A última é quando você quer apenas o melhor óleo.
Conheça sua terminologia.
Nos EUA, os rótulos do azeite podem ser enganosos. O óleo puro ou leve é, na verdade, refinado quimicamente para extrair o último óleo possível das azeitonas. Luz se refere apenas ao sabor, não às calorias. O óleo que é rotulado como "extra virgem" pode ser tão pouco quanto 10% de óleo extra virgem misturado com leve ou puro!
"Azeite virgem extra" é, por definição, prensado a frio e prensado primeiro, então não se preocupe em procurar essas palavras no rótulo. Eles não existem na rotulagem na Itália e são usados apenas nos Estados Unidos para aumentar o custo do petróleo!
Para o melhor azeite virgem extra, procure os feitos na Itália, Espanha ou Grécia, que dizem 100% azeite virgem extra.
Use óleos diferentes para receitas e métodos de cozimento diferentes.
Para fritar ou refogar, use azeite de oliva light ou puro. O azeite de oliva extra virgem tem um ponto de fumaça relativamente baixo, então não pode ser usado para essas coisas. Algum azeite de oliva extra virgem também contém pedaços de polpa de oliva (isso é uma coisa boa!) E eles queimam facilmente.
Para molhos de salada e marinadas, experimente azeite virgem. É entre azeite de oliva extra virgem e azeite leve no sabor. Se você quiser um sabor forte de azeite, use azeite de oliva extra virgem em temperos. Cuidado ao misturar com vinagre balsâmico! Um bom azeite balsâmico e um bom azeite de oliva extra virgem entram em conflito. Para vinagrete balsâmico, recomendo óleos mais leves.
Experimente o azeite de oliva extra virgem como acabamento de um prato. Com isso, quero dizer regue um pouco sobre um bife quente na grelha que foi esfregado com alho e pimenta, em uma tigela de minestrone ou sopa de macarrão fagiole, em uma panela enquanto faz o molho de tomate, sobre brócolis cozido quente ou espargos ou espinafre, ou no pão quente. Não deixe cozinhar; apenas aprecie o sabor "cru".
O azeite de oliva extra virgem também é bom para mergulhar o pão, como na maioria dos restaurantes italianos hoje em dia. Em um pires, misture um dente de alho amassado (deixe inteiro, apenas amasse o cravo com uma faca), alguns flocos de pimenta e alecrim e uma pitada de sal. Se você não gosta do sabor mais forte do azeite de oliva extra virgem, também pode fazer isso com óleos mais leves.
Alguns italianos me disseram que estou desperdiçando meu azeite de oliva extra virgem quando o uso para refogar vegetais para fazer molho de macarrão, mas eu faço isso mesmo assim. Ele cria camadas de sabor em um molho como nada mais pode.
Se você está comprando azeite por uma questão de saúde, compre apenas azeite virgem extra. Os produtos químicos e o calor usados para obter óleos mais leves removem os componentes saudáveis do azeite de oliva.
Preste atenção ao preço. O melhor azeite é caro - e vale cada centavo, por isso as lojas que vendem o melhor permitem degustá-lo antes da compra.
Confira o conselho do azeite da Califórnia para alguns ótimos azeites feitos na Europa, todos cultivados na Califórnia. O mesmo solo que produz os excelentes vinhos da Califórnia é o preferido pelas oliveiras, e as árvores da Califórnia são, em sua maioria, descendentes de variedades espanholas plantadas há centenas de anos por missionários. Essa organização está trabalhando para melhorar os padrões de rotulagem e qualidade do azeite de oliva em todos os Estados Unidos, para garantir a honestidade no que compramos.
Cuidado:
Leia seus rótulos!
Preste atenção ao preço!
Dicas rápidas:
Nas lojas gourmet, veja se consegue saborear o azeite. As melhores lojas vão deixar você!
A luz é o pior inimigo do azeite, então o melhor vem em garrafas escuras. Se vier em uma garrafa transparente, transfira para uma escura ou certifique-se de guardar em um armário ou canto escuro.
Mantenha o azeite longe do calor, mas não leve à geladeira. Não guarde no armário acima da geladeira ou fogão. Se comprar pela caixa, guarde as garrafas fechadas no armário do quarto, adega ou porão para evitar o calor.