A glucosamina é necessária ao seu corpo para conseguir a construção adequada dos tecidos conjuntivos encontrados entre as articulações; e para manter a cartilagem saudável. A glucosamina também é uma parte vital na formação de tecidos protetores chamados proteoglicanos. Esses proteoglicanos são compostos de grandes moléculas de proteína que funcionam como uma esponja. Eles armazenam água, o que, na verdade, dá ao tecido conjuntivo sua elasticidade e maciez. A composição de proteoglicanos também fornece proteção às articulações devido ao desgaste excessivo. É importante que você saiba que a falta de glucosamina no corpo afetará o crescimento e a formação dos tendões, pele, unhas, ligamentos, ossos e outros tecidos do corpo.
Em geral, seu corpo pode gerar glucosamina suficiente para formar os compostos necessários que geram o tecido conjuntivo e a cartilagem saudável. No entanto, a necessidade de glucosamina em seu corpo pode mudar se houver uma mudança em sua rotina diária, como a prática de atividades atléticas ou esportes, e se você estiver envelhecendo. Isso o torna mais suscetível a queimaduras, ferimentos, artrite e outros distúrbios relacionados à velhice e degeneração crônica. Nessas situações específicas, seu corpo pode não ser capaz de fornecer a quantidade certa de glucosamina para atender à demanda de suas atividades. Como resultado, a quantidade de proteoglicanos produzidos por seu corpo pode não ser suficiente.
Dose diária recomendada
Para ajudar a evitar esses sintomas, é melhor tomar suplementos de glucosamina diariamente. A dosagem diária recomendada de glucosamina é de 1500 mg por dia. Você pode escolher entre a forma de pó, creme ou comprimido. No entanto, é altamente recomendável que você consulte seu médico antes de tomar este suplemento. Lembre-se de que esses suplementos podem ser prejudiciais para você se não forem tomados de maneira adequada. Embora isso possa não ser necessário, porque a glucosamina já foi aprovada como um suplemento nutricional e não é necessária receita, você deve ter cuidado e consultar um médico.
Se você preferir a glucosamina na forma de creme, também é importante saber que, embora esse tipo possa ser bom para a sua pele, não há evidências claras de absorção adequada da glucosamina através da pele. Com base em pesquisas, o tipo líquido é a melhor opção para garantir que o corpo absorva o suplemento.
Padrões de qualidade aprovados
Ao escolher um produto de glucosamina, é melhor escolher uma marca fabricada por uma empresa confiável. Faça sua pesquisa e certifique-se de que o produto que você está comprando é seguro e atende aos padrões de qualidade. Também é importante que você verifique o rótulo e leia com atenção para ter certeza de que está recebendo o que pagou.
A pesquisa mostra que não há evidências de quaisquer efeitos colaterais importantes dos suplementos de glucosamina, exceto a possibilidade de dor de estômago leve ou desconforto. No entanto, não é recomendado para mulheres grávidas ou amamentando porque não há pesquisas suficientes realizadas a respeito.
Lembre-se de que, ao tomar qualquer tipo de suplemento, é melhor procurar o conselho do seu médico para ter certeza de que é seguro e para que você obtenha o máximo benefício desses suplementos.