Todas as manhãs, quase todas as famílias acordam e comem cereal no café da manhã. Muitos pensam que o cereal é saudável para todos, especialmente para as crianças. No entanto, esse não é necessariamente o caso. Na verdade, muitas marcas de cereais matinais contêm ingredientes e aditivos que podem não ser saudáveis para as crianças, assim como para os adultos. Como, então, você garante que o cereal que escolhe para sua casa é realmente saudável para seus filhos, bem como para você? Leia algumas dicas e sugestões importantes.
O ingrediente mais prejudicial aos cereais matinais hoje em dia não é o cereal em si. É o teor de açúcar. Não me entenda mal. O açúcar é realmente saudável, mas nas quantidades certas. No entanto, se seus filhos consomem muito açúcar, o consumo pode levar a problemas de saúde, um dos quais é a obesidade. Portanto, verifique sempre o rótulo de sua marca de cereal para o conteúdo de açúcar. Especificamente, verifique o teor de açúcar por porção. Algumas matemáticas básicas podem ajudá-lo a ter uma ideia da quantidade de açúcar que seu filho receberá do cereal. Uma colher de chá de açúcar tem cerca de 4 gramas. Portanto, se o seu cereal fornece 12 gramas de açúcar por porção, são três colheres de chá de açúcar por porção. Observe também que o açúcar vem em muitas formas e sob muitos nomes: açúcar, xarope de cana, mel, melaço, xarope de milho e assim por diante.
Prefira a variedade simples de cereais matinais sem açúcar. Para esse tipo de cereal, a maioria das pessoas costuma misturar o açúcar com o leite no café da manhã. Mas, cuidado com seus filhos, pois muitas vezes eles podem adicionar mais açúcar do que o necessário.
Então, você também precisa ter cuidado com os aditivos. Muitos cereais têm aditivos - o mais comum são cores e sabores artificiais - para tornar o cereal atraente para as crianças. Alguns tipos de aditivos podem causar problemas por meio de exposição prolongada. Diz-se que a hiperatividade está ligada a certos tipos de aditivos, assim como os tumores da tireoide e também as alergias.
Outra coisa a observar é o preservativo. Todos os alimentos embalados contêm conservantes de um tipo ou outro. Evite cereais que contenham BHT e BHA usados como conservantes. Descobriu-se que esses compostos são cancerígenos. Segundo especialistas e nutricionistas, os conservantes mais seguros para consumo com alimentos são os do grupo dos tocoferóis mistos, que pertencem à mesma família da Vitamina E.
Seja um consumidor crítico. A embalagem pode parecer saudável e familiar, mas isso pode não ser necessariamente verdade. Se o cereal estiver rotulado como "grão integral", verifique se o rótulo contém apenas grãos inteiros. Muito provavelmente, também conterá açúcar e aditivos. Tenha a mesma atitude crítica ao considerar os cereais "com baixo teor de gordura", "sem colesterol", "sem açúcar", "sem açúcar" e "totalmente naturais".
Opte por mais fibras em vez de mais açúcar. A fibra tem muitos usos metabólicos no corpo. Acima de tudo, ajuda na digestão. Prefira o cereal com maior teor de fibra. O conteúdo de fibra geralmente é indicado no rótulo em miligramas por porção.
Simplesmente porque a caixa diz isso, não significa necessariamente que seu cereal seja realmente saudável. Ainda assim, com cautela inteligente e uma visão crítica do consumidor, você pode peneirar todo o hype da embalagem e encontrar o cereal mais saudável para servir à sua família no café da manhã.