A tiamina, também conhecida como vitamina B1, é a primeira vitamina descoberta. Anteriormente chamada de aneurina, é essencial para o funcionamento do sistema nervoso - fluxo de eletrólitos para dentro e para fora dos nervos, metabolismo de carboidratos e produção de ácido clorídrico. Muito pouca tiamina é armazenada dentro do corpo e ocorre frequentemente depleção. A depleção severa afeta muito o cérebro, os nervos, o coração, os músculos e o sistema digestivo. Portanto, o consumo constante de alimentos ricos em tiamina é necessário.
Beba leite. O leite é uma das melhores fontes de vitamina b1. 100 gramas de leite contém 3% de tiamina. Portanto, a menos que você seja intolerante à lactose, beba pelo menos um copo de leite por dia. Você também pode substituir seu copo de leite por uma porção de sorvete, iogurte ou algumas fatias de queijo.
Coma cereais. Aveia e outros cereais são alimentos saudáveis. Além de atuar como vassoura do trato digestivo e reduzir o colesterol ruim, os cereais também são ricos em tiamina. Coma cereais no café da manhã ou, melhor ainda, coma biscoitos de aveia para ter uma dose precoce de vitamina B1.
Coma uma fatia de carne. Quer se trate de ensopado de carne ou bife, carne assada ou estrogonofe, filé mignon ou costela, a carne sempre foi uma boa fonte de tiamina. Lembre-se de comer carne com moderação.
Vá com grãos inteiros. Alimentos integrais como aveia, farelo, gérmen de trigo, arroz integral e grãos longos não são bons apenas para perder peso e diminuir o colesterol ruim e o risco de ataque cardíaco, esses alimentos também contêm grandes quantidades de tiamina. Coma um punhado de nozes e aveia todos os dias para obter melhores resultados.
Nozes com nozes. Pistácios, sementes de girassol, sementes de linho, amendoins, nozes, amêndoas e castanhas de caju são verdadeiros alimentos para o cérebro. Uma vez que contêm tiamina, eles mantêm o cérebro abastecido e funcionando adequadamente.
Comece a comer trigo integral, não branco. Sabemos muitas coisas sobre os benefícios nutricionais do pão de trigo. O pão de trigo é rico em fibras e tem menos açúcar em comparação com o pão branco que tem ingredientes processados. Também contém mais vitamina B1, uma vez que os ingredientes usados são todos naturais e não processados.
Fortificado. Alguns alimentos como arroz branco e leite perdem seu conteúdo de tiamina durante o cozimento ou aquecimento. É melhor procurar as palavras "fortificado com tiamina" na embalagem. Isso significa que o alimento contém tiamina para repor a tiamina perdida durante o cozimento ou processamento.
Beber vitamina C. Para que o corpo absorva toda a tiamina da ingestão de alimentos, você também precisa da sua dose diária de vitamina C! A vitamina C ajuda o corpo a absorver a tiamina imediatamente, evitando sua destruição antes da absorção.
Verde e frondoso. Mais importante ainda, não se esqueça de comer legumes e verduras com folhas verdes. Coma lentilhas, brócolis, espinafre, etc. Esses vegetais são ricos em tiamina.
A tiamina é uma parte muito importante da dieta alimentar. Mantenha seu cérebro, coração, nervos, músculos e sistema digestivo em ótima forma, aumentando a ingestão de vitamina B1.