Como compreender os flavonóides?

Os flavonóides podem ser encontrados em muitas frutas
Os flavonóides podem ser encontrados em muitas frutas, vegetais e algumas bebidas, como chá verde e vinho tinto.

Se você nunca ouviu falar de flavonóides ou nunca teve certeza do que eles são, você terá um tratamento saudável. Não, os flavonóides não são os seguidores devotos do programa de sucesso da VH1 sobre o rapper / personalidade da TV Flavor Flav. E também não são o nome de um grupo de valeteiros intergalácticos, se você acredita no governo. A verdade sobre os flavonóides é ainda mais espetacular, e um conhecimento sólido deles pode mudar radicalmente sua vida...

Flavonóides funcionam silenciosamente

O que são flavonóides? As vitaminas recebem toda a atenção, enquanto os flavonóides fazem suas maravilhas silenciosamente.

Você não encontrará flavonóides estrelando programas de TV ou pilotando espaçonaves, mas os encontrará na horta de seu quintal. Os flavonóides são um grupo de compostos de pigmentos nas plantas. Considerando que eles dão às ameixas seu tom característico e ajudam a tornar os cranberries vermelhos, você pode se surpreender com o fato de esses compostos extravagantes terem passado tanto tempo fora do radar nutricional. Os flavonóides também atuam como antioxidantes fortes - um termo que é mais familiar para você e para mim. Existem várias categorias de flavonóides:

  1. Flavonóis - Encontre esses flavonóides em frutas e vegetais verdes como cebola e alho-poró, maçã e brócolis, bem como chás (preto e verde) e tomates.
  2. Flavanonas - frutas cítricas são uma ótima fonte.
  3. Flavones - Procure-os no aipo e na salsa.
  4. Catequinas - Um flavonóide divertido encontrado no chocolate escuro e no vinho tinto! Você também o encontrará em algumas frutas como pêssego e damasco, maçã (mais uma vez), pequenas cerejas e uvas. Não deixe as frutas de fora - pegue algumas amoras ou framboesas. E o chá verde também é rico em catequinas.
  5. Isoflavonas - muitas substâncias à base de soja contêm isoflavonas. Pegue um pouco de tofu ou leite de soja.
  6. Antocianinas - Aqueles de vocês com uma ameixeira estão com sorte. Seu corpo vai agradecer se você comer cranberries, cerejas, groselhas e mirtilos. Adicione algumas amoras também! E você pode engolir tudo com aquele copo de vinho tinto.

Vinho tinto

Beba uma taça de vinho tinto
Coma frutas, beba chá verde e, de vez em quando, beba uma taça de vinho tinto.

Os flavonóides podem ser encontrados em muitas frutas, vegetais e algumas bebidas, como chá verde e vinho tinto. Como você pode ver, frutas vermelhas e verdes são algumas das melhores fontes. Se você gosta do sabor dos mirtilos, devore-os sempre que puder. E se você não gosta de mirtilos, agora é a hora de desenvolver o gosto por eles. Não existe muito chá verde - uma das bebidas mais saudáveis e com mais flavonóides do mercado.

O que os flavonóides podem fazer por mim? Aqui estão alguns dos benefícios para a saúde.

  1. Atuando como antioxidantes, os flavonóides ajudam nosso corpo a combater os efeitos dos radicais livres que podem levar ao câncer. Você conhece o velho ditado: "Uma maçã por dia mantém o médico longe?" Bem, os flavonóis e catequinas nas maçãs podem ser apenas dois dos principais ingredientes que dão crédito a essa expressão; estudos sugerem que esses dois tipos de flavonóides, junto com as flavonas, podem reduzir o risco de contrair câncer.
  2. O risco de doenças cardiovasculares também pode ser reduzido com o consumo de flavonóides. Você deve ter ouvido que o consumo moderado de vinho tinto (como um copo por dia) pode manter seu sistema cardiovascular saudável, mas talvez você não soubesse que as catequinas no vinho tinto podem ser a razão para esse benefício à saúde. Embora isso seja uma boa notícia para nós, fãs de vinho, os flavonóis e flavanonas são os flavonóides superestrelas em estudos que indicam uma forte ligação entre os flavonóides e a saúde cardiovascular. Então, talvez em vez daquela taça de vinho, você deva pegar uma xícara calmante de chá verde. Mais uma vez, os flavonóides são os heróis anônimos!
  3. As evidências sugerem que os flavonóides nos ajudam a reduzir a inflamação, combater os vírus e diminuir a resposta alérgica.

Como você pode ver, a nutrição é muito mais do que vitaminas e a pirâmide alimentar. Estamos apenas começando a descobrir o papel desempenhado pelos elementos de nossa dieta que são menos elogiados tradicionalmente, como os flavonóides. Coma frutas, beba chá verde e, de vez em quando, beba uma taça de vinho tinto. Você não vai se arrepender.

Artigos relacionados
  1. Como compreender os benefícios da desintoxicação de alimentos crus?
  2. Como usar gorduras saudáveis na sua cozinha?
  3. Como usar a pirâmide alimentar?
  4. Como escolher suplementos de colágeno?
  5. Como perder peso em seu rosto: 5 dicas?
  6. Como construir músculos peitorais e peitorais?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail