Nozes-tigre ou chufa (Cyperus esculentus) é uma cultura antiga e amplamente cultivada, facilmente cultivada, mas raramente vista em hortas. Eles fazem parte da família Sedge, junto com as castanhas-d'água e o papiro.
- Tubérculos de origem. É difícil encontrar nozes tigre em catálogos de sementes, mas você pode encontrá-las em lojas de produtos naturais. Eles são usados como isca para carpas, então é possível que você também os encontre na loja de artigos de pesca local. Eles parecerão secos e enrugados, mas podem ser armazenados por mais de um ano e ainda germinar.
- Semeie na primavera. As castanhas de tigre não são resistentes à geada, então, se você as estiver semeando diretamente do lado de fora, você precisa esperar até que a última data de geada tenha passado. Você pode semeá-los mais cedo sob a cobertura. Eles crescem bem em recipientes, podendo ser semeados em módulos e transplantados. Os tubérculos devem ser plantados com 5 cm de profundidade e separados por cerca de 15 cm.
- Use solo fértil. Use uma mistura rica para envasamento ou semeie suas nozes de tigre em solo fértil.
- Mantenha-se úmido. As nozes do tigre gostam de ter os pés molhados e se dão bem nas margens dos lagos. Se os seus estiverem em recipientes, você pode colocá-los em bandejas de água para mantê-los continuamente úmidos. Eles lidarão com solo mais seco, mas apreciarão serem bem regados em tempo seco.
- Não alimente. O excesso de nitrogênio estimulará o crescimento de folhas às custas da formação de tubérculos, portanto, não alimente seus tigres com nozes.
- Apreciar. Nozes tigre formam uma touceira gramínea e são muito ornamentais. É improvável que floresçam e todas as flores produzidas são muito discretas.
- Proteja da geada. As castanhas do tigre apreciam uma longa temporada, pois os tubérculos começam a se formar após o meio do verão. Se você puder levá-los para uma estufa e protegê-los da geada, terá uma colheita maior.
- Colheita. Desenterre ou derrube suas plantas quando as copas ficarem amarelas ou as plantas forem mortas pela geada. Os tubérculos são do tamanho de pequenos seixos, castanhos e estão espalhados pelas raízes densas. As raízes têm um cheiro picante e picante.
- Limpar. Os tubérculos deverão ser bem lavados antes de serem comidos ou usados para fazer horchata. Eles são comestíveis crus e têm um sabor doce, ou levemente cozidos.
- Guarde um pouco para o próximo ano. Guarde alguns tubérculos para replantar para o próximo ano - seque-os e eles armazenam muito bem.