Ficção em Flash é uma forma de escrever contos muito restrita e concisa. Ele puxa o leitor para a história com o mínimo de exposição e rapidamente entra no meio do conflito. Uma história de ficção em flash tem um começo, um meio e um fim, mas esses elementos ocorrem com o mínimo de palavras possível.
Não há contagem de palavras definitiva para uma história de ficção em flash. A contagem de palavras mais popular é de cem palavras ou menos, mas histórias de ficção em flash chegam a 1000 palavras e ainda são consideradas parte do gênero.
Ficção em flash
Escritores de ficção flash são muito apaixonados por essa forma de escrita. Já existe há um bom tempo, mas realmente se tornou uma forma popular de escrita, uma vez que seus entusiastas puderam espalhar a palavra e compartilhar seus escritos pela Internet.
Aqui estão alguns passos básicos para escrever ficção em flash.
Comece com um tópico ou frase em mente. Pode ser algo aleatório, como uma palavra que chamou sua atenção em uma revista ou uma frase de algo que você já escreveu e gostaria de explorar mais a fundo.
Defina um cronômetro para sua escrita. Embora isso não seja uma necessidade, a maioria dos escritores de ficção flash gosta de limitar seu tempo de escrita. Não há limite de tempo definido, mas muitos escritores gostam de escrever e editar em menos de uma hora.
Escreva a história do começo ao fim sem editar enquanto escreve. Escreva tudo o que vier à mente e não o julgue enquanto escreve. Haverá tempo para edição, mas será mais tarde no processo, não durante a sua escrita cronometrada.
Certifique-se de que sua história tenha um começo, um meio e um fim. Também é importante incluir outros elementos de ficção, como cenário, personagem, conflito e resolução.
Escreva em voz ativa, não passiva, com o mínimo de descrições estranhas possível. A ficção em Flash é poderosa porque segue uma das maiores regras da escrita - "mostre, não diga" - muito estritamente. Limite os adjetivos, advérbios e frases descritivas tanto quanto possível.
Alcance um final inesperado. Isso não significa um final surpreendente que não se encaixe no resto da história. Seu leitor deve ficar com a sensação de "Ah, não esperava isso, mas faz sentido"
Quando o cronômetro desligar, termine sua história o mais rápido possível. Em seguida, deixe-o de lado por um tempo.
Quando você retomar sua história, é hora de editá-la. Durante o processo de edição, você deve se certificar de que tem um começo, um meio e um fim que contam uma história completa. Você também deve melhorar a redação, tornando-a o mais compacta e concisa possível. Um método que muitos escritores de ficção flash usam é riscar cada adjetivo e advérbio da história.
Depois de ter a história onde deseja, revise os erros ortográficos, de pontuação e gramaticais e pronto. Isso é ficção flash. Não deveria ser algo que você insistiu.
Escrever ficção em flash não é apenas uma maneira satisfatória de escrever uma história inteira e sentir que você realizou algo, é também um exercício de escrita muito útil. Ao praticar a escrita de uma forma ativa e poderosa e cortar todas as palavras estranhas, você pode melhorar e restringir sua escrita em outros gêneros também.
Dicas rápidas:
Depois de escrever algumas histórias, tente enviar sua ficção em flash para zines ou concursos online para divulgar seu trabalho ao público.