Escrever para um jornal costuma ser uma tarefa ingrata. Os repórteres de jornais tendem a ser criticados regularmente e até mesmo culpados pelos males da sociedade. Mas não há maneira melhor de entrar no coração de uma comunidade e tentar consertar os erros que encontrar lá. Um repórter de jornal tem muito poder dentro da comunidade e a oportunidade de exercê-lo para a melhoria da comunidade.
Obtenha um diploma. Poucos jornais contratam alguém sem diploma. Um diploma em jornalismo é o caminho mais óbvio, mas um diploma em relações públicas ou em comunicação também pode ser útil para entrar no campo jornalístico.
Estude seu estilo AP. O estilo da Associated Press é o estilo no qual os artigos de jornal são escritos, e qualquer pessoa que queira escrever para um jornal deve conhecê-lo de trás para a frente. Os repórteres geralmente têm um livro de estilo em suas mesas para consultar quando surge um item obscuro, mas nenhum repórter poderia fazê-lo se tivesse que consultá-lo para cada história que escreve. Você deve estar tão familiarizado com o AP quanto com o inglês coloquial. Os jornais são muito orientados para prazos e, freqüentemente, haverá pouco ou nenhum aviso para escrever uma história. Você precisará de todas essas informações em sua cabeça para uma referência rápida em todos os momentos.
Familiarize-se com o estilo da pirâmide invertida. As histórias dos jornais são escritas como uma pirâmide invertida - a visão geral das informações vem no início e fica cada vez mais específica com os detalhes à medida que a história avança. A maioria das pessoas não lê uma história inteira, então o estilo é útil para obter o máximo de informações disponíveis para leitores ocupados.
Fique confortável com as entrevistas. Se você fica nervoso com as pessoas e não quer fazer perguntas pessoais às pessoas, este pode não ser o trabalho para você. Você deve se sentir confortável ao abordar estranhos e fazer-lhes perguntas regularmente. Você tem que ser capaz de se intrometer para obter as informações de que precisa e, ao mesmo tempo, manter a pessoa que está entrevistando confortável, com um estilo não confrontador. Isso requer um pouco de prática e, mesmo depois de dominá-lo, haverá pessoas que não reagem da maneira que você espera. Mas depois de aprender o básico, você poderá entrevistar a maioria das pessoas sobre quase tudo.
Junte seus clipes. Enquanto estiver na faculdade, você deve trabalhar para o jornal da escola para conseguir alguns clipes de notícias juntos. Qualquer empregador em potencial desejará ver seus clipes para avaliar seu conhecimento do estilo AP e seu estilo geral de redação. Se você não tem clipes da faculdade, encontre outro lugar para obtê-los. Você pode tentar um estágio em um jornal, escrever um boletim informativo da igreja ou qualquer outra maneira que você imaginar para publicar.
Seja objetivo. Você pode querer o melhor para sua comunidade e ainda assim ser objetivo com suas histórias. Sua opinião vem na forma das histórias que você escolhe e das pessoas que escolhe para entrevistar. Suas opiniões pessoais nunca devem aparecer em uma história de jornal.
Se você puder escrever uma história objetiva no estilo AP, na forma de pirâmide invertida e com uma perspectiva nova e interessante, deverá conseguir um emprego no ramo de jornais. A maioria dos jornais não paga muito, mas o poder que você terá de chamar a atenção para os problemas presentes na comunidade mais do que compensará isso.