GERALMENTE, QUANDO UM CÃO NÃO VAI ATÉ VOCÊ, É UM PROBLEMA criado pelo proprietário.
Se o seu cão não vier quando for chamado, é muito provável que seja um problema criado pelo dono ou pela família, não pelo seu cão. Ao não treinar seu cão adequadamente, você pode criar um cão sobre o qual tem pouco ou nenhum controle. Esse é o primeiro erro.
Você pode ter ensinado seu cão a não vir até você punindo-o quando ele finalmente o fizer. Olhe para isso do ponto de vista do seu cachorro. Você fica gritando para ele vir, mas quando ele finalmente vem, o que acontece com ele? Ele é espancado ou gritado, corrigido demais, sacudido e uma vez em casa, talvez até trancado ou isolado de seus membros da matilha, ou seja, sua família. Os cães não são estúpidos; eles evitarão vir até você o máximo que puderem, se esta for a única recompensa que podem esperar. Você pode culpá-los? Quem voltaria feliz só para ser punido!
Vir até você precisa ser sempre uma experiência positiva para seu cão. Mesmo se você já teve que persegui-lo (que é o último recurso), ou segui-lo fingindo que estava gostando, como se fosse idéia sua! Quando ele finalmente retorna para você, ou você simplesmente o alcança e tem a sorte de gentilmente agarrar sua coleira e prender a coleira, engula sua raiva e seu orgulho e elogie seu cão!
Você pode perguntar: "Isso não é apenas elogiar meu cachorro por fugir e não vir até mim?" Não. Os cães reconhecem elogios ou correções pelo último ato que cometeram antes do elogio. Portanto, o "último ato" antes do elogio foi se seu cão veio até você ou permitiu que você se aproximasse dele e o prendesse na guia. Você precisa elogiar, não punir, por esse ato. Acredite em mim, punir seu cão por não ter retornado quando você deu um comando de recall é simplesmente treiná-lo para não vir sob comando.
Lembre-se do seguinte:
Vir até você deve ser sempre uma experiência positiva para seu cão.
Se seu cão não é rocha sólida off-leash treinado, não se colocar em uma situação onde você se lembra o seu cão e não pode aplicá-la. Trabalhe mais no recall com seu cão na coleira ou em uma longa linha de treinamento até que ele seja confiável com o comando "vir". Se o seu cão sempre se recusa a voltar para você ao comando "Venha", é hora de pensar em uma palavra de chamada diferente. É hora de substituir a palavra de recall por "Frente" ou "Aqui". Freqüentemente, é mais fácil mudar a palavra de chamada do que mudar a atitude do cão e sua resposta ao comando "Venha!" Simplesmente comece usando uma nova palavra e atribua uma recompensa positiva a ela.
Nunca chame seu cachorro quando você vai realizar uma tarefa negativa como dar pílulas, escovar os dentes, tomar banho, etc. Em vez disso, vá até seu cachorro e faça o que você tem que fazer, mas nunca o chame de você para nada ele pode perceber como desagradável. E nunca diga "venha, venha, venha! Quando ele estiver perseguindo um esquilo ou" venha "vai = perseguir o esquilo! Você entendeu. Cachorros e filhotes conectam ações a palavras, então comece a ação... seu cachorro ou cachorro movendo-se em sua direção... e diga "venha aqui!"
Os cães são seres muito sociais. Eles preferem vir para uma festa do que para um castigo. NÃO puna seu cão por não vir, isso só vai fazer com que ele não queira vir ou ser pego. Os cães vivem no momento e se você ficar chateado e repreendê-los por não virem, eles vão se conectar com serem pegos com problemas e evitarão vir até você. Seja paciente, o "vem" não "vem" durante a noite. Este é um comando avançado e conforme o seu cão amadurece, ele será como qualquer adolescente, ele irá testá-lo, mas se você for consistente e praticar "venha aqui!" com guloseimas e elogios, ele continuará a querer ir até você.