Uma das coisas mais assustadoras que podem acontecer a você, como dono de um animal de estimação, é sentir seu cão entrar em choque. O choque pode matar rapidamente; pode deixar um animal com danos permanentes no cérebro e / ou sistema nervoso central ou, se você estiver alerta e consciente, um cão pode se recuperar do choque e continuar como se nada tivesse acontecido. Os sinais não são tão óbvios quanto você pensa. Os mais óbvios são:
Convulsões
Colapso
Perda de consciência
Os sinais não tão óbvios são:
Perda de cor nos lábios, boca, áreas ao redor dos olhos
Parecem estar olhando para o espaço
Parecem estar subitamente deprimidos ou fracos
Queda significativa na temperatura corporal
O batimento cardíaco e a respiração podem se tornar rápidos e fracos
Se você é dono de um cão, seguir estas etapas pode salvar a vida do seu cão.
Passo 1
Ligue para o seu veterinário. Se você acha que seu cachorro está entrando em choque, a primeira coisa que você deve fazer é chamar o seu veterinário - IMEDIATAMENTE!
Passo 2
Verifique a temperatura corporal do seu cão. Enquanto estiver fazendo a ligação, verifique se há queda na temperatura corporal, sentindo a pele do cão, especialmente nas extremidades e dentro da boca. Quando um corpo entra em choque, a circulação começa a se fechar, roubando o calor do corpo e o oxigênio do cérebro, do coração e de outros órgãos vitais. Observe se há palidez nas gengivas e nas pálpebras e tente chamar a atenção do seu cão para verificar o quão responsivo ele é.
Etapa 3
Verifique o pulso do seu cachorro. A próxima coisa que você faz é verificar o pulso do seu cão. Verificar o pulso de um cão é simples se ele estiver calmo ou relativamente imóvel. A artéria femoral está localizada dentro da coxa, perto da região da virilha. Você pode usar seu dedo anelar e médio e pressionar levemente a bola dos dedos contra a pele, movendo-os até sentir o pulso. Contar. Em alguns cães é tão fácil ou mais fácil verificar a frequência cardíaca diretamente acima da fonte, segurando os dedos na caixa torácica logo atrás do cotovelo esquerdo do cão.
Passo 4
Faça o sangue circular. Envolva o cachorro em qualquer coisa quente que esteja à mão. Quanto mais rápido, melhor. Seu casaco, um cobertor, o moletom no banco de trás do carro, só conserva o calor do corpo. Massagear os músculos e as pernas de seu cão pode ajudar a manter a circulação e, geralmente, também é reconfortante para ele. No entanto, tome cuidado para estar ciente de quaisquer fraturas ou ossos quebrados, especialmente na caixa torácica. O choque é ruim. O choque com um pulmão perfurado é muito, muito pior.
Etapa 5
Se necessário, administre RCP. Pode ser necessário aplicar RCP em seu cão, se você não conseguir detectar os batimentos cardíacos. Um conhecimento prático de como administrar RCP é sempre bom ter com antecedência, esperando que você nunca precise desse conhecimento, mas se você mantiver a cabeça fria, você pode administrá-lo mesmo que nunca tenha praticado antes, usando seu bom sentido e lembrando o que você leu sobre como fazê-lo.
Deite seu cão sobre o lado direito em uma superfície plana e estável.
Com os dedos, verifique se há obstruções na boca e na garganta. Certifique-se de que a língua está dentro da boca, onde não será perfurada pelos dentes do cão quando você mantiver sua boca fechada.
Usando os dedos, colocados em cada lado da caixa torácica sobre o coração, comprima firmemente e solte. Tome cuidado para não comprimir com muita força; lembre-se de que você está empolgado e com medo, então provavelmente estará com muita adrenalina e pode ser fácil usar mais força do que você imagina.
Repita dez ou quinze vezes, em uma cadência de aproximadamente 80 a 100 vezes por minuto.
Mantenha a boca do cão fechada, coloque a mão ao redor do focinho para evitar que o ar vaze e aplique respiração artificial pelo nariz do cão.
Repita o padrão de 10 a 15 compressões e, em seguida, respire até que o cão esteja respirando e seu coração esteja batendo por conta própria.
Essas etapas podem manter seu cão vivo se ele entrar em choque. Basta seguir essas etapas até que o veterinário chegue.
Escrito por Collin Walker da Pet-Super-Store - onde você pode encontrar coleiras rastreadoras de cães, como o astro Garmin.