Muitas crianças e jovens atletas costumam sonhar com o dia em que poderão representar com orgulho seu país como competidor olímpico. A realidade é muito mais difícil: poucos atletas conseguem andar como atletas olímpicos. A classificação para as Olimpíadas é mais competitiva do que qualquer evento em que você já participou, mas com bastante treinamento e muito trabalho, você pode ser um dos poucos a competir pela medalha olímpica. Veja como chegar às Olimpíadas.
Escolha um esporte para competir. Esse esporte deve ser reconhecido pelos Jogos Olímpicos para o qual você treina desde a infância. Entre esses esportes estão beisebol, hóquei, eventos de atletismo, esgrima, esqui, eventos equestres e patinação artística.
Certifique-se de que seu treinador tenha um bom histórico de treinadores e seja um atleta respeitado, cujos objetivos correspondam aos seus.
A prática leva à perfeição! Mesmo que você tenha nascido com uma certa habilidade ou talento, a única maneira de se tornar um atleta olímpico de alto nível é trabalhando constantemente em seu jogo e prática. Os atletas olímpicos passam pelo menos 25 horas por semana se exercitando e se preparando com antecedência.
Mantenha-se motivado por ter objetivos e mantê-los em mente. Também pode ajudar a manter a definição de padrões elevados para si mesmo a cada vez que praticar. Não importa o que você tenha alcançado, você sempre pode melhorar. Sempre haverá uma técnica que exigirá mais trabalho e polimento.
Alimente-se de forma saudável e correta. Para obter a energia necessária, você terá que comer os alimentos certos - uma refeição saudável e equilibrada com vegetais de folhas verdes e carne para proteína. Lanche em barras de granola, barras de proteína e frutas. Você não tem que cortar completamente a comida lixo e os doces de sua dieta, mas ajudaria a minimizá-los. No final de uma competição, recompense-se com uma bola de sorvete ou um pedaço de bolo como guloseima.
Competir em eventos de elite. Comece com eventos locais e aos poucos vá avançando até ganhar competições nacionais em eventos de alto nível. Isso lhe dará a chance de se acostumar a competir e também permitirá que você se relacione com outros atletas. Competir em eventos de elite também é uma ótima maneira de avaliar os níveis de habilidade dos principais competidores e ver onde você precisa melhorar.
Após quatro a oito anos de treinamento e vitórias em torneios de elite, você provavelmente está pronto para fazer um teste para o time olímpico. O processo de qualificação difere de acordo com o evento e com o país. Cada país geralmente tem seus próprios torneios de qualificação olímpica.
Seu treinador deve informá-lo sobre quando os torneios de qualificação acontecerão e deve reservar uma vaga para você. Se você estiver entre as oito primeiras nações, os três primeiros atletas de cada evento acabarão avançando para as Olimpíadas se atenderem aos padrões de qualificação das Olimpíadas. Outros países participantes podem enviar apenas 2 atletas para as Olimpíadas.