Estacionar em um declive pode ser uma tarefa particularmente difícil se você não estiver tão acostumado com a direção de precisão. Esteja você dirigindo uma transmissão automática ou um veículo com transmissão manual, você pode ter dificuldade em brincar com a embreagem ou aplicar explosões de força no pedal do acelerador ao subir uma área inclinada durante o estacionamento.
Em algumas cidades com estradas onduladas e acidentadas, no entanto, você precisaria se acostumar com o fato de que não pode simplesmente rolar o carro até o lugar certo. Aqui estão algumas dicas para estacionar em uma colina.
Veículo com transmissão manual
Dirigindo um veículo com transmissão manual
Quando você dirige com o manche, pressupõe-se que você sabe como encontrar o equilíbrio certo entre o pedal do acelerador e a embreagem ao dar a partida na paralisação. As embreagens manuais funcionam no conceito de fricção. Com o pedal da embreagem totalmente liberado, o motor "morde" as rodas diretamente, proporcionando o máximo de torque. Quando o pedal da embreagem está em algum ponto intermediário, porém, os discos da embreagem usam o atrito para variar a quantidade de torque transferida para as rodas.
Não deve haver nenhum problema ao iniciar a partir de uma paralisação em uma estrada plana. Quando você está subindo uma colina, no entanto, precisa dar mais gasolina ao carro para que o motor não morra. Mais importante, você precisa ter certeza de que a embreagem oferece atrito suficiente, para que você não role acidentalmente para trás ou para baixo.
Fazendo ajustes minuciosos
Um truque que os novos motoristas aprendem é usar o freio de mão ou o freio de mão enquanto fazem ajustes minuciosos. Ao dirigir em uma subida, você precisa ser rápido ao mover o pé direito do pedal do freio para o acelerador, e qualquer tempo perdido pode resultar em seu carro rolar para baixo e, possivelmente, bater em algo no processo. O truque envolve engatar o freio de mão, equilibrar os pedais do acelerador e da embreagem e liberar o freio de mão no momento preciso em que o motor engata as rodas.
Dirigindo um veículo com transmissão automática
Dirigir uma automática pode ser bastante simples. No entanto, ao estacionar em uma colina, você precisa aprender a dar o gás apenas o suficiente para fazer pequenos movimentos. Isso pode ser particularmente importante ao estacionar em paralelo. Porém, não exagere, pois abastecer o carro com muita gasolina por muito tempo pode resultar em você cambalear para trás ou para a frente demais e bater em um obstáculo.
Outro problema que você enfrentará ao estacionar em uma colina é a possibilidade de seu carro rolar para baixo. Existem várias maneiras de garantir que ele não role acidentalmente.
Deixe o carro engrenado
Se você estiver dirigindo um veículo com transmissão manual, certifique-se de travar a transmissão após desligar o motor. Se o carro estiver voltado para baixo, deixe a transmissão em marcha à ré. Se o carro estiver voltado para cima, deixe-o em primeira marcha. Se você estiver dirigindo uma automática, certifique-se de deixá-la na posição Park, para que o mecanismo de travamento da caixa de câmbio esteja no lugar.
Isso garante que, caso o freio de estacionamento falhe, sua caixa de marchas manterá o carro parado.
Quando você estiver estacionado paralelo em uma inclinação, certifique-se de estacionar o mais próximo possível do meio-fio. Vire o volante totalmente em direção à calçada se estiver voltado para baixo. Vire o volante totalmente afastado da calçada ao enfrentar uma colina. Isso garantirá que, caso o freio de mão falhe (e a transmissão não esteja engatada), seu carro role em direção ao meio-fio e a roda dianteira mais próxima do meio-fio fique efetivamente calçada pela calçada. Embora isso não dê uma garantia de 100% de que o carro não baterá em nada, pelo menos minimizará qualquer dano potencial.
Calçando suas rodas
Para ter certeza de que o carro não rola inadvertidamente, encontre uma pequena pedra para calçar as rodas inferiores. Se você mora em uma rua acidentada, pode comprar calços de madeira ou metal para manter o carro parado sem preocupações.
A melhor maneira de garantir que seu carro permaneça no lugar é aplicando pelo menos dois desses métodos. Obviamente, o bom senso diz que você não deve se esquecer de engatar o freio de estacionamento sempre que estiver estacionando, seja em uma inclinação ou em uma superfície plana. Se você puder evitar estacionar em um declive íngreme, então isso seria ainda melhor. Estacionar em declives pressiona indevidamente o sistema de suspensão do carro. Mas se você não tiver escolha, certifique-se de seguir as precauções de segurança.