Como desenvolver um produto ou serviço mais vendido?
Eduarda Nicole Rocha de Teixei
• 5 min de leitura
A ideia mágica! A ratoeira perfeita! O aplicativo matador! O sapo para o pó de fada do príncipe! Quantos empreendedores e empresas gastam milhões apenas para ter uma ideia de um serviço ou produto que lhes renderá milhões, senão zilhões de dólares? Onde está a lâmpada de Aladim com o gênio dos três desejos apenas esperando por nós! Não prenda a respiração. Alguns têm sorte, mas para a maioria, é necessário muito trabalho duro e escavação.
Existem duas maneiras de fazer isso. O cientista louco, adorado por desenhos animados, hesita e tagarela na garagem até que o relâmpago aconteça. O outro é o escavador que encontra uma necessidade e trabalha ao contrário para construir uma solução. OK... por onde começar?
Passo 1
Tem um plano. Você precisa ser MUITO específico sobre a necessidade do seu serviço ou produto e definir essa necessidade com precisão. Qual é a lacuna que você está preenchendo? Quão grande é isso? Quem se beneficiará e quanto com a solução que você está elaborando? Seu trabalho será mais fácil se você tiver um roteiro. Do contrário, você pode chegar a algum lugar, mas provavelmente não aonde queria! Ou você pode não chegar a lugar nenhum.
Passo 2
Veja o que você sabe. Sistemas de escritório, processos de hardware que você vê todos os dias, serviços que você gostaria, mas não consegue encontrar, atividades com várias etapas que podem ser simplificadas, mudanças no ambiente de trabalho que tornam as pessoas mais produtivas, objetos feios que podem ser atraentes ou equipamentos complexos que podem ser à prova de idiotas. Continue cavando até encontrar o ovo de ouro. Isso vai acontecer. Lembra-se do controle do limpador de pára-brisa de tempo variável nos filmes?
Etapa 3
Quando o destino finalmente sorrir... OK, um pequeno sorriso bastará. Comece com o seguinte:
Atributos exclusivos e vantagens competitivas. Existe alguma competição? Quais são os atributos exclusivos e vantagens competitivas de seu produto ou serviço? Por que alguém compraria de você e não da concorrência? Qualidade, tempo de oferta, localização conveniente, reputação da equipe... todos podem ser fatores.
Preço. Quanto você deve cobrar para atingir um excesso de receita em relação às despesas? Quanto tempo, dinheiro e energia alguém pode economizar usando sua ideia? O quanto eles podem se divertir ou como suas vidas podem ser melhoradas ou sua autoimagem melhorada? Qual é a escala possível de preços que faz sentido com base nas respostas a três perguntas.
Atividades promocionais. Como você vai conscientizar o mercado sobre o seu produto ou serviço, seu valor e suas características? Se você não é um biggy... um P e G ou Toyota ou Gap, quais são suas opções? Você anuncia em um jornal? Você pode usar um site? Telemarket? Você consegue chamar a atenção em E-Bay ou Kijiji... ou em um dos sites B to B? Os funcionários distribuirão brochuras ou, pelo menos, as levarão para casa? Você pode falar com o clube de prestação de serviços local, como o Rotary? Existe um programa de TV local para novas ideias ou uma revista voltada para seus compradores em potencial?
Distribuição. Como você entregará o produto ou serviço? Você usará vendas diretas, subcontratos, atacadistas, distribuidores, Internet e serviços de entrega? Como tornar isso o mais simples possível para que possa se concentrar em seu negócio ou serviço principal?
Serviço. Como você garantirá que seu cliente esteja satisfeito com todos os aspectos de seu produto ou serviço? Quem vai conhecer os novos clientes? Quem estará presente, no showroom ou site ou link telefônico, cumprimentando os primeiros clientes pagantes e cada um a seguir? Quem elaborará o questionário perguntando se gostou do produto ou serviço e o que gostaria de comprar em seguida ou como você pode melhorar seu site?
Pessoas. Quão felizes e comprometidos estão seus funcionários? Eles o ajudarão a comercializar o serviço entre seus conhecidos? Que tal ex-funcionários? Essas pessoas serão seus parceiros? Eles estariam competindo com você?
Gerenciamento de fluxo de caixa. Como você administrará o dinheiro? Você pode pegar plástico? Como você entra no Pay-Pal? O que é um sistema seguro para receber dinheiro? Como você receberá suas contas? Você sempre pode ser pago antecipadamente?
Tendências e variações do mercado. Tem certeza de que não está apresentando o produto certo na hora errada? O mercado está crescendo? Como você sabe disso?
Muitas perguntas para lidar? Deixe outra pessoa fazer isso. Contrate o jogo de tiro inteiro para alguém que seja bom em introdução de produtos e volte a procurar por outro novo produto ou serviço. Não somos todos Bill Gates... desenvolvendo e gerenciando com igual brilho! Mas nunca desista. A diversão de pesquisar e cavar o manterá jovem, manterá sua mente ativa e o ajudará a conectar ideias lateralmente.