Administrar uma empresa, seja grande ou pequena, exige que você controle suas despesas, receitas e lucros. Esses números indicam se o seu negócio está indo bem. Todo negócio bem-sucedido também usa esses números para fazer alterações nas operações, bem como para planejar a expansão ou alguma outra modificação importante no negócio.
Margem de lucro operacional
A margem de lucro operacional é, na verdade, a relação entre a receita operacional e as vendas. É utilizado para avaliar a rentabilidade da empresa sem levar em conta ainda juros e impostos. Mas, antes de poder calcular a margem de lucro operacional de sua empresa, você deve primeiro calcular a receita operacional (também conhecida como lucro operacional). Assim, o cálculo da margem de lucro operacional (ou margem operacional) requer duas etapas: determinar a receita operacional e, em seguida, determinar a margem operacional. Leia o restante deste artigo para ver as etapas de como calcular esses dois itens.
Para calcular sua receita operacional, você precisa determinar quanto no total você ganhou. Isso também é conhecido como lucro bruto. Você pode determinar seu lucro bruto examinando seus ganhos totais para um determinado período (mas não deduza as despesas, juros ou impostos ainda).
Depois de calcular seu lucro bruto, a próxima etapa é calcular suas despesas operacionais (exceto juros e impostos) para o mesmo período. As despesas operacionais referem- se às despesas que a empresa precisa incorrer para administrar ou operar o negócio sem problemas.
Nesse ponto, você já tem dois valores: lucro bruto e despesas operacionais. Para calcular a receita operacional ou lucro operacional, basta subtrair suas despesas operacionais de seu lucro bruto. Na verdade, isso é um tanto intuitivo: ganhos totais menos despesas. Quando você subtrai as despesas da receita total, tudo o que resta é o lucro, especificamente, o lucro operacional.
Agora você está pronto para calcular sua margem de lucro operacional. Como já foi mencionado, essa é a relação entre a receita operacional e as vendas. Portanto, para concluir esta etapa, você precisa primeiro calcular suas vendas totais para o período específico. Você pode calcular suas vendas brutas de um período somando manualmente todas as receitas de vendas ou usando uma calculadora. Você também pode usar seu software de escrituração contábil ou de contabilidade, se sua empresa usar um.
Para calcular a margem de lucro operacional, basta dividir a receita operacional pelas vendas. Em seguida, multiplique a resposta por 100 para expressar o valor em porcentagem. O resultado é sua margem operacional, expressa em porcentagem. O que isso significa? A margem operacional simplesmente informa quanto lucro você ganha para cada dólar que entra.
Embora a margem operacional por si só não seja a única medida útil do crescimento e da lucratividade de uma empresa, é um indicador muito útil. Se você monitorar a margem operacional de sua empresa por um longo período, poderá realmente ver tendências e padrões sobre se sua empresa está crescendo de forma lucrativa ou não. Você pode até usar o índice (isto é, margem operacional) para comparar o desempenho de sua própria empresa com o de empresas concorrentes no mesmo setor. Esperançosamente, as dicas discutidas neste artigo serão capazes de ajudá-lo a fazer isso.