Como praticar a etiqueta empresarial nos Emirados Árabes Unidos?
Carlos Wilson Loureiro
• 3 min de leitura
O mundo é composto de muitas culturas e tradições diferentes. Pessoas de todas as nações têm uma percepção única das coisas. Portanto, se você estiver fora de seu próprio país para fazer negócios com pessoas em um país estrangeiro, é aconselhável aprender sua cultura e etiqueta comercial para com certeza ganhar sua avaliação positiva. Com isso, você também pode construir relacionamentos profissionais com os empresários estrangeiros que vai conhecer. Isso é especialmente importante se você estiver indo para os Emirados Árabes Unidos. Aqui estão algumas dicas de etiqueta empresarial adequadas que você pode seguir:
Aparência. Não use roupas nativas, pois os estrangeiros que usam roupas tradicionais são considerados ofensivos na maioria dos casos. Os homens são aconselhados a sempre usar paletó e gravata nas reuniões de negócios. Os homens também não são incentivados a usar joias visíveis, especialmente ao redor do pescoço. Enquanto isso, espera-se que as mulheres usem decotes altos com mangas que vão até os cotovelos, pelo menos. Calças para mulheres são desencorajadas.
Comportamento. Muitas vezes, os sapatos são removidos antes de entrar em um edifício. Faça isso se o seu anfitrião o guiou. Evite apontar para outra pessoa, pois isso pode ser considerado ofensivo. Evite cruzar as pernas ao sentar e mostrar a planta dos pés ou sapatos também. Não faça o gesto de "polegar para cima", pois alguns nativos podem perceber isso erroneamente. Ao dar presentes, certifique-se de não dar coisas como álcool, produtos de pele de porco, facas, imagens de nudez e itens pessoais como roupa íntima.
Comunicações. Evite falar sobre Israel ou qualquer coisa sobre mulheres. Você pode fazer sua saudação dizendo "As-salam alaikum", que significa que a paz esteja com você. Se você receber esta saudação, poderá responder com "Wa alaikum as-salam", que também significa que a paz esteja com você. Não seja pressionado quando o silêncio preenche o ar, pois a comunicação para eles costuma ser lenta.
Encontros. Observe que a cultura islâmica valoriza muito a ordem e a estrutura. Portanto, antes de enfrentar seus clientes árabes, você deve preparar com você um plano claro para o seu encontro. Transmitir seu plano da maneira mais organizada não apenas demonstrará sua organização, mas também seu conhecimento dos valores e da cultura árabes.
Traduções. Se seus clientes árabes não falam inglês, você deve procurar um intérprete de árabe durante sua reunião de negócios. Com isso, também será útil se você fornecer uma tradução para o árabe de todos os documentos que irá apresentar a eles durante a reunião. Ambas as formas não só facilitarão uma comunicação clara entre você e seus parceiros de negócios árabes, mas também lhes darão a impressão de que você também está disposto a dar um passo a mais por eles.
Onde quer que você vá, praticar a etiqueta correta nos negócios deve ser seu objetivo principal. E manter esse objetivo em mente o ajudará a atingir seu objetivo para o seu negócio se você for para os países árabes, porque observar a etiqueta empresarial é muito importante para eles. Portanto, com as dicas acima, você tem a garantia de atingir seu objetivo comercial pouco antes de voar de volta para sua terra natal.