Muitas empresas lucrativas prosperam e obtêm feedback positivo de um serviço de entrega confiável, mesmo durante os horários de pico e feriados. Isso é algo que pode ser alcançado quando as regras de rotas são seguidas como um relógio. Trabalhar com inteligência quando se trata de serviço de entrega economiza tempo, combustível e obtém a satisfação total do cliente.
Veja como planejar uma rota de entrega.
Vá além do endereço físico do cliente. Além de inserir o nome completo do cliente, inclua outros detalhes pertinentes como e-mail, número de telefone, número de celular e, quando necessário, o número de fax. Adquirir tudo isso significa que você pode entrar em contato com o cliente a qualquer momento (apenas em horários razoáveis, por favor) se tiver esclarecimentos, verificações e perguntas.
Trace seus locais de forma clara para que você possa receber suas entregas no prazo. Defina um horário de entrega para que o cliente seja informado do ETA da entrega. Isso pode ser contabilizado corretamente se você traçar locais realistas que podem ser alcançados em um prazo de entrega aceitável.
Planeje bem o seu itinerário. Trace uma ordem lógica de entrega ao planejar seu itinerário. Por exemplo, da mais urgente às paradas menos urgentes. Você deve estar ciente de que toda parada de entrega é urgente, por isso você precisa planejar com habilidade seu roteiro de entrega de forma que o cliente não receba a menor dica de que não foi priorizado durante o roteiro de entrega.
Verifique se o pedido é exatamente o que o cliente fez. Consulte o recibo e analise o produto, a comida / bebida e a mercadoria para verificar se está tudo em ordem. Fazer isso habitualmente vai lhe poupar muita dor de cabeça e estresse por lidar com clientes irados.
Seja sensível a pedidos ou instruções especiais. Quando você faz algo dia após dia, é fácil dar as coisas como certas. Nunca relaxe e sempre trate suas entregas como sua responsabilidade e prioridade. Isso significa que você deve ler tudo o que você precisa saber para que a entrega seja bem-sucedida, especialmente as solicitações e instruções especiais. Preste atenção aos menores detalhes. Você não pode perder nada.
Trabalhe a rota de entrega das paradas mais próximas às mais distantes. Esta é uma forma eficiente de chegar pontualmente ao cliente e ao mesmo tempo economizar combustível. Olhe para o seu mapa de localização e "mapeie" a rota que fará mais sentido. O despachante da empresa tem bastante conhecimento sobre isso, portanto, trabalhe em estreita colaboração com ele.
Atribuir entregas usando clusters. Instrua sua equipe de entrega para fazer suas entregas aos clientes em clusters - aqueles que moram próximos uns dos outros. Esta é uma maneira realmente inteligente de direcionar os cronogramas de entrega e concluir as entregas ao longo do dia, sem mencionar a grande economia nos custos de combustível.
Esteja sempre preparado para atrasos inesperados. Há dias em que a sorte não favorece suas entregas, mas isso não significa que o dia se traduzirá em perda total. Você só precisa estar preparado para fazer ajustes no cronograma de entrega e planejar redirecionamentos. Informe os clientes com antecedência se houver previsão de mau tempo em sua área, portanto, fique atento ao boletim meteorológico. Outra causa de atrasos pode ser reparos em estradas, redirecionamento de tráfego, acidentes, pedidos realmente pesados e, como declarado anteriormente, interrupções climáticas.
Fazendo chamadas de emergência
Lembre-se de equipar sua equipe de entrega com um telefone celular totalmente carregado para usar para ligar para clientes sobre chegadas quase na porta e para fazer chamadas de emergência. Proteja sua equipe de bandidos e ladrões, postando uma ordem direta para evitar becos e bairros decadentes.