Se você sempre sonhou em ter seu próprio negócio e adora comida, pense em abrir uma loja que vende o que você adora. Se por acaso você adora queijo, talvez uma loja de queijos seja a opção certa para você.
Em qualquer negócio, você precisa começar com um plano. Aqui estão algumas coisas a serem consideradas se você deseja abrir uma loja de queijos.
Determine se há demanda para sua loja de queijos. Uma loja de queijos atende a um nicho de mercado, então você precisa ter certeza de que haverá um mercado para seus produtos. Talvez você sinta que as ofertas de delicatessen ou supermercados locais são bastante limitadas.
Encontre um bom local. O mercado imobiliário é fundamental para o sucesso do seu negócio. Você quer um tráfego intenso de pedestres em um bairro nobre. Encontre um espaço para alugar que seja acessível ao mercado que você está atendendo. Certifique-se de que haja um amplo estacionamento. Ajudará a ter outras lojas que atendem a um mercado semelhante, como uma loja de vinhos ou outras butiques de luxo. Não importa o quão bom seja o seu produto, se você não o tornar acessível às pessoas certas, ele não venderá. Você pode precisar pagar um prêmio por sua localização.
Providencie o financiamento do seu negócio. Você precisa gerar capital para iniciar seu negócio. Você precisa de dinheiro suficiente para cobrir o depósito do seu aluguel, para comprar equipamentos como refrigeração, armazenamento e equipamentos de exibição, estoque, bem como custos operacionais para os primeiros seis meses. Elabore um plano de negócios sólido antes de ir aos bancos, se você deseja obter um empréstimo comercial. Se você não puder obter um empréstimo comercial, pense em empréstimos pessoais, obter uma linha de home equity, liquidar seus ativos pessoais ou conseguir um parceiro de negócios para financiar seu empreendimento.
Aprenda antes de começar. Saiba tudo o que você precisa saber sobre o queijo nos livros, na Internet, em outras pessoas e em qualquer pessoa que já esteja no ramo. Além das diferentes variedades, entenda os requisitos de armazenamento, que pares combinam bem com ele e as diferentes nuances de cada tipo. Pode haver seminários na área que o ajudarão a começar. Vá a outras lojas de queijos e faça o tour.
Encontre fornecedores para seu estoque. É melhor obter de mais de uma fonte para que seu estoque não dependa de um fornecedor. Leia os rótulos das embalagens dos queijos de sua preferência e entre em contato com o distribuidor. Verifique a fonte na Internet. Você também pode precisar viajar e ver se há queijos especiais que gostaria de trazer para o país. Depois de desenvolver um relacionamento com seu fornecedor, você poderá estabelecer linhas de crédito com ele. Compre uma quantidade mínima para seu estoque inicial. Você não quer amarrar seu capital com produtos de movimento lento e lidar com deterioração. Você verá as tendências em seu mercado assim que abrir e fizer o pedido de acordo.
Leve produtos complementares. Diversifique sua linha de produtos para ter diversos itens a oferecer a um cliente. Além de sua grande variedade de queijos, considere vender vinho ou pães ou massas específicas. Talvez você também possa vender ferramentas como um cortador de queijo, raladores e outros itens específicos para queijo.
Quando estiver pronto para abrir, anuncie sua loja. Deixe folhetos ou anuncie no jornal local. Certifique-se de ter uma placa de destaque para atrair clientes. Desenvolva suas estratégias de marketing e promocionais para se manter competitivo. Estabeleça-se no seu nicho de mercado e você terá sucesso!