Trabalhar em um restaurante pode ser uma chatice. Embora haja muitas coisas a fazer, a ideia de ter um emprego sem futuro pode fazer muitos funcionários se sentirem infelizes. Isso pode piorar se o ambiente de trabalho for tão deprimente quanto o próprio trabalho. No entanto, os gerentes e proprietários precisam apresentar ideias para motivar os funcionários do restaurante. Algumas dessas idéias foram testadas por restaurantes e funcionaram.
Dar elogios e atos de cortesia simples, mas aleatórios. Como gerente, a maior parte de sua equipe o respeitará. Eles serão considerados "o chefe". Com esse status, existe um certo nível de respeito que é dado a você. As pessoas fazem gestos de cortesia para com você dia após dia. No entanto, alguns gestores lamentam retribuir o respeito. Isso se torna um bloqueio assumido na relação gerente-funcionário. Isso dificulta a comunicação e a mente aberta. Ao responder a um simples "bom dia, senhor" com um "obrigado e bom dia a você também", a maioria dos seus funcionários não hesitará em lhe fornecer relatórios e problemas. Sem falar que essa rotina aumentará a camaradagem entre os diferentes níveis de funcionários.
Agendamento de fóruns abertos dentro do horário de trabalho. Fóruns abertos às vezes são muito difíceis de estabelecer porque os funcionários têm medo de perder seus empregos se disserem algo errado. A chave para criar um bom fórum aberto é tornar-se neutro. É mais fácil falar do que fazer, pois sempre há uma suposição implícita de que você está do lado diferente de seus funcionários. Para estabelecer o fórum, comece com problemas mais simples e, em seguida, deixe os tópicos passarem gradualmente para os mais sensíveis. Você deve deixar essa primeira impressão o melhor possível, para que as pessoas sintam que sua voz está sendo valorizada. Quando o próximo fórum for agendado, as pessoas estarão ansiosas para expressar suas preocupações e possíveis soluções para elas. Isso, por sua vez, promoverá um ambiente de trabalho saudável.
Dando pedacinhos de autoridade. Uma pequena quantidade de responsabilidade dirá à sua equipe que você confiou neles. Certifique-se de que a responsabilidade não seja tão grande a ponto de se tornar um fardo para a equipe. A ideia é fazer com que eles se sintam confiáveis. Isso os deixará ansiosos para fazer o bem para retribuir a confiança que você lhes deu.
Fornecimento de incentivos de progressão profissional. Isso pode parecer caro no início, mas retornará o investimento no longo prazo. Se um de seus funcionários tem potencial para se dar bem como chef, ensine culinária para ele enquanto ele trabalha na cozinha. Deixe-o trabalhar com seu melhor chef como aprendiz ou matricule-o em uma boa escola de culinária. Isso aumentará a qualidade de sua cozinha e os outros funcionários farão o melhor na esperança de obter sua ajuda.
Permitindo mais liberdade. Qualquer dia na vida de um trabalhador de restaurante é quase tão semelhante ao de qualquer outro dia. É chato e cansativo. Portanto, forneça o máximo de liberdade possível, contanto que eles estejam dentro das regras. Se seus funcionários gostam de usar camisetas de cores diferentes, deixe-os em paz. Se sentirem necessidade de usar luvas, mesmo que você não exija, que assim seja. O segredo é ouvir sua equipe e, em seguida, consultar as regras.
Para motivar os funcionários do restaurante a trabalhar bem, você não precisa recorrer a ideias extravagantes. Meios simples, mas eficazes, podem fazer isso.