Como monitorar a produtividade no local de trabalho?
Aaron Rezende
• 3 min de leitura
Cada local de trabalho tem sua própria cultura de trabalho. Alguns deixam seus funcionários totalmente independentes. Outros recorrem a penalizar seus empregados de uma forma ou de outra quando o trabalho é prejudicado. Dependendo de como sua cultura de trabalho é baseada, você pode implementar sistemas que sejam dinâmicos e incentivem a produtividade no local de trabalho. Você pode aprender mais sobre os diferentes tipos de locais de trabalho fazendo cursos online de gestão empresarial.
Algumas das principais razões para monitorar o local de trabalho são: proteção da propriedade da empresa, desencorajar perdas de produtividade no local de trabalho, proteger a privacidade e a moral dos funcionários, proteger segredos comerciais e prevenir espionagem e proteger a empresa de assédio sexual e / ou proteger a empresa de ações judiciais decorrentes de uso indevido do funcionário.
Reuniões inter-pessoal
As reuniões interpessoais são um dos meios mais importantes de monitorar a produtividade do local de trabalho. Aqui, o funcionário pode participar de um fórum aberto e o empregador pode avaliar o progresso desse funcionário. Qualquer uma das partes pode confiar na outra sem temer a interferência de terceiros. Quaisquer problemas que surjam podem ser monitorados e problemas potenciais imediatamente resolvidos para melhorar a produtividade no local de trabalho.
Discussões em grupo
As discussões em grupo são particularmente úteis para observar e monitorar as interações entre funcionários e também entre empregador e funcionário. Aqui, os funcionários podem discutir abertamente quais problemas estão impedindo um de ser produtivo devido à ação de outro.
Hardware
Existem muitas empresas que instalam câmeras de circuito fechado para monitorar a produtividade no local de trabalho. Não se limitam a escritórios, mas também a mercados de varejo que envolvem funcionários e clientes.
Programas
Vários softwares foram introduzidos para monitorar a produtividade do local de trabalho, como software que registra e-mails baseados na web, anexos e downloads de arquivos, chat e mensagens instantâneas com registros completos, modo furtivo e proteção por senha. Os registros de telecomunicações também são monitorados para garantir a produtividade do local de trabalho.
A Internet é uma ferramenta indispensável quando se trata de produtividade no local de trabalho. No entanto, também são acompanhados vários programas e jogos online e chat instantâneo que correm o risco de produtividade no local de trabalho. O monitoramento da Internet pode ocorrer em vários níveis. No nível de desktop, nível de rede e nível de servidor. O administrador pode bloquear o acesso a vários portais e sites.
Acompanhamento do funcionário
Às vezes, é necessário monitorar o próprio funcionário quanto a questões relacionadas à saúde, moral, desempenho e comportamento para garantir que a empresa não se exponha a possíveis problemas e processos judiciais.
O local de trabalho ideal é aquele onde não há necessidade de monitorar os funcionários. No entanto, isso nem sempre é possível e, em todos os locais de trabalho, pode haver alguns funcionários evasivos que precisam monitorar a produtividade do local de trabalho. O software de monitoramento e as políticas que envolvem o comportamento dos funcionários são abordados em detalhes nas aulas online de gestão empresarial.