Eficácia geral do equipamento (OEE) é um conjunto de métricas usado pelas instalações de manufatura. Este método de medição é usado para melhorar as operações, aumentar o ganho financeiro e melhorar a produtividade. Para calcular a eficácia geral do equipamento, primeiro é necessário determinar a disponibilidade, o desempenho e a qualidade do equipamento da instalação.
O tempo de inatividade inclui manutenção
O primeiro fator mensurável do OEE é a disponibilidade de uma instalação de manufatura. Essa medição é baseada no tempo disponível líquido das instalações para produção e na quantidade de tempo de inatividade da produção. O tempo de inatividade inclui manutenção, falha da máquina e tempo de descanso
Para encontrar a porcentagem de disponibilidade necessária para calcular a eficácia geral do equipamento, esta equação é usada:
Equipamento de horas
Horas de uso do equipamento / horas disponíveis = disponibilidade da máquina
Por exemplo, se uma máquina é usada 10 horas por dia, mas está disponível para operação 20 horas por dia, sua disponibilidade é de 50%.
O desempenho de uma máquina é outro fator utilizado para medir as operações OEE. Para calcular o desempenho, é necessário conhecer a velocidade atual da operação e a velocidade que ela é capaz.
Para encontrar a porcentagem de desempenho necessária para calcular a eficácia geral do equipamento, esta equação é usada:
Produtos produzidos / máquina
Número real de produtos produzidos / capacidade da máquina = Desempenho
Por exemplo, se a máquina está produzindo 110 produtos por dia, mas é capaz de produzir 200 produtos por dia, seu percentual de desempenho é de 55%.
A qualidade da produção também precisa ser determinada para calcular a eficácia geral do equipamento. Para calcular a porcentagem de qualidade, o número de produtos rejeitados produzidos e o número total de produtos fabricados precisam ser conhecidos.
Porcentagem de qualidade necessária
Para encontrar a porcentagem de qualidade necessária para calcular o OEE, esta equação é usada:
Produtos de qualidade fabricados / Número total de produtos = Qualidade
Um exemplo disso seria uma máquina feita com um total de 200 unidades boas, mas 300 no total foram feitas. O percentual de qualidade é de 67%.
Depois que a disponibilidade, o desempenho e a qualidade das instalações são determinados, a eficácia geral do equipamento pode ser calculada.
Para encontrar o OEE, esses três fatores são multiplicados.
OEE = Disponibilidade x Desempenho x Qualidade
Eficácia do equipamento
Nos exemplos acima, a disponibilidade do equipamento foi de 50%, o desempenho foi de 55% e a qualidade foi de 66%. Usando a equação acima, a eficácia geral do equipamento é 18,43%. (50 x 55 x 67 = 18,43%)
Agora que a eficácia geral do equipamento foi calculada, as oportunidades de melhoria podem ser determinadas. Os números que a equação geral da eficácia do equipamento produz não resolvem o problema atual da máquina, no entanto, o cálculo das perdas pode ser analisado e novos padrões de desempenho podem ser definidos.